Coluna Agronegócio: Tecnologia e Conhecimento – por Denise Bueno
O evento vai acontecer no Bloco 5, da UEMG (rua Colorado, 658-682, Parque Residencial Eldorado) das 8h30 às 18h30.
FETECPASS
As inovações tecnológicas têm modernizado não só as grandes propriedades agropecuárias no Brasil, como também os pequenos empreendimentos. A FETECPASS visa divulgar tecnologias e inovações adequadas à realidade e às necessidades dos agricultores familiares, pequenos e médios produtores do Sudoeste Mineiro, além de valorizar a produção agropecuária local.
Conhecimento
A programação prevê a realização de workshops com temáticas de relevância para a agricultura regional. No dia 30, haverá as palestras “Projeto de produção de frutas vermelhas” (10h30), “Tecnologias de produção de flores comestíveis” (13h30), “Agricultura regenerativa” (14h30) e “Tecnologia de produção de plantas medicinais e alimentícias não convencionais” (16 horas). Já no dia 31, as palestras serão: “Tecnologias de produção e variedades para cafeicultura orgânica” (10 horas), “Biofábrica Amipa: case de sucesso na produção e distribuição de inimigos naturais para o controle de pragas” (11 horas) e “Produção de leite orgânico a pasto” (11h30). Também haverá duas oficinas: Agrohomeopatia (11 horas) e Caldas Fitoprotetoras (15 horas).
Startups
Uma novidade na região e que faz parte da programação da Feira é o “Hub Conecta Day”, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Por meio de um diálogo entre cooperativas e startups (empresas de base tecnológica), o projeto traz uma oportunidade de conectar os produtores com tecnologias e ou projetos de pesquisa, que poderão abrir oportunidades de crescimento para as cooperativas e cafeicultores, além de gerar negócios.
Valorização do agro local
Como atração especial da feira, agricultores familiares dos diversos municípios do Sudoeste de Minas vão participar expondo seus produtos, demonstrando um pouco da riqueza, qualidade e diversidade de alimentos produzidos na região.
Denise Bueno é jornalista do agro e escreve sua coluna semanal nesse veículo