• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Dois em estado gravíssimo e uma fora de perigo: o quadro de saúde das vítimas do atentado em escola no Sul de Minas

Redação11 de outubro de 20237min0
WhatsApp-Image-2023-10-10-at-22.56.49-1140x570
O ataque na escola teve início durante a saída dos alunos.

Além de Leonardo Willian Silva de 14 anos que não resistiu aos ferimentos e morreu após um atentado cometido por um adolescente de 14, na Escola Profissional Dom Bosco, na Zona Leste de Poços de Caldas, outros dois alunos que foram esfaqueados precisaram ser internados em estado gravíssimo na UTI da Santa Casa de Poços de Caldas.

A garota de 13 anos e o garoto da mesma idade perderam muito sangue por causa dos ferimentos que atingiram os corações de ambos, de acordo com o Diretor Técnico da Santa Casa Dr. Renan Vicente Braga.

“As outras duas vítimas que chegaram são: uma outra vítima do sexo masculino trazida pela polícia, que tem 13 anos e foi abordado após exame físico e tomografia que evidanciaram uma lesão cardíaca. Houve necessidade de sutura, já que estava comprometendo a parte cardiovascular e depois ele foi enviado para o centro cirúrgico onde foi realizado um procedimento. No momento ele se encontra na UTI para um processo de estabilização, já que teve uma grande perda de sangue”.

“Já a menina de 13 anos se encontra no momento no centro cirúrgico, porque também teve uma lesão letal que acometeu a região direita coração. Ela desenvolveu um acumulo de sangue no pulmão que evoluiu com perda maciça de sangue. No momento ela está em cirurgia e não sabemos como ela vai evoluir. Como parte técnica, podemos dizer que tudo que está sendo realizado é uma maneira de controlar os danos, porém existe um processo posterior. É um quadro gravíssimo”.

Além dos três, houve uma outra vítima do ataque: uma monitora de van, de 17 anos. Ela foi a primeira a ser atacada e não corre perigo, mas de acordo com o médico a situação dela poderia ser gravíssima se não fosse um detalhe.

“A vítima que é uma menina de 17 anos, teve por sorte um ferimento superficial porque a arma branca não perfurou o externo, osso em frente ao tórax, que conseguiu proteger a parte cardíaca. Podemos dizer que Deus protegeu ela nesse ponto, porque se tivesse ultrapassado ela teria uma lesão grave também e estaria dentro do bloco cirúrgico. Ela está fora de perigo”.

O ataque na escola teve início durante a saída dos alunos. O autor, aproveitou a grande movimentação de pais e estudantes. A monitora da van foi a primeira a ser atingida, segundo relato da mãe dela.

“Minha filha foi a primeira a ser atacada, ela viu o autor armado e entrou na frente dele para impedir que ele atingisse as crianças. Nesse momento, ele segurou o seio dela e esfaqueou. Depois de esfaquear ele, ele foi atrás dos alunos, atingiu eles e só depois contido por alguns pais. Graças a Deus minha filha está bem. Ela foi uma heroína, se não fosse ela, seria mais vidas perdidas”, relatou Lilian de Fátima Garcia.

“Todos dias eu levo ela pra trabalhar e depois vou pro trabalho. Hoje, eu deixei ela na escola e 10 minutos depois ela me ligou desesperada, já estava machucada. Fiquei desesperado, foi terrível. Voltei na mesma hora, mas quando cheguei ela já estava sendo socorrida pelo SAMU. Eu cheguei a ver um dos meninos, estirado no chão com um buraco no peito, cena muito triste”, relatou Gabriel Junio de Oliveira Martins, namorado da monitora da van.

Em contato com o Jornalismo do Grupo Onda, uma das professoras do colégio relatou a tristeza do que aconteceu. Ela dá aula de ciências para os estudantes dos 8º e 9º ano, mesma série das vítimas.

“Eu não estava lá no momento, mas todos os feridos e o garoto que faleceu, são meus alunos. Eu tinha dado aula para eles hoje de tarde e quando estava indo embora pra casa pelo portão principal, comecei a ouvir os gritos”, relatou Isabela Tassi.

Ainda de acordo com ela, o autor é ex-aluno do colégio e sempre foi ‘rebelde’.

Aulas canceladas:

Nas rede sociais a Escola Profissional Dom Bosco afirmou que as aulas noturnas desta terça-feira (10) foram canceladas e as desta quarta (11) suspensas.

Prefeitura cancela comemorações:

Diante do acontecido, a Prefeitura de Poços de Caldas cancelou as festividades em comemoração ao Dia das Crianças. As atividades programadas deverão ser transferidas para a semana de 16/10 a 20/10. Ainda segundo o Secretário de Comunicação, Antonio Donizete Albino, o Prefeito irá decretar luto oficial de 3 dias no município.

Câmara Municipal adia reunião ordinária:

Quem também cancelou as atividades foi a Câmara de Vereadores do município. A reunião foi encerrada por volta de 18h. Segundo o presidente, Douglas Dofu (União) A Resenha e a Ordem do Dia serão retomadas na próxima semana.

Fonte: Portal Onda Sul

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *