• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

4 opções de meditação para diminuir a ansiedade e cuidar da saúde

Redação20 de outubro de 20235min0
Tamyres191023
por Tamyres Fontes

Terapia alternativa, a meditação está presente no cotidiano de brasileiros em busca de jornadas mais leves, equilibradas e com saúde mental

Experimentar momentos de ansiedade é mais do que esperado, afinal, mesmo que de vez em quando, a rotina tende a ser afetada por situações incontroláveis que desencadeiam sensações inesperadas.
Contudo, quando eventos do tipo se tornam constantes e passam a causar um desconforto capaz de impactar o bem-estar, é hora de ligar o alerta para a saúde mental.

Meditação: conheça benefícios e aprenda tudo para começar a praticar
Agorafobia: o intenso medo de lugares ou situações; entenda

O que é Ansiedade Social? Conheça a condição e seus sintomas
Casos não tratados de ansiedade podem se transformar em problemas mais graves de saúde; em 2017, pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou o Brasil como o país mais ansioso do mundo, enquanto levantamento do Covitel 2023 – estudo que monitora fatores de risco para doenças crônicas no Brasil –, indicou recentemente que mais de 26% dos brasileiros já receberam diagnóstico médico de ansiedade.

A meditação não requer conhecimento prévio e pode ser realizada no dia a dia
Terapias alternativas e a busca por uma vida mais saudável e equilibrada 
Esses tratamentos não são considerados como parte da medicina tradicional, porém podem ser adotados como complementos, há estudos em diferentes especialidades que apresentam alguns dos potenciais benefícios de tais práticas, com boa parte delas voltada à saúde da mente.
A meditação, por exemplo, tem alcançado cada vez mais adeptos, capaz de colaborar para um cotidiano mais positivo e com menos estresse e ansiedade.
Veja 4 opções para praticar diariamente visando diminuir a ansiedade: 

Meditação guiada 
Uma das modalidades mais exploradas, caracteriza-se pela presença de um guia responsável por conduzir toda a dinâmica meditativa, ponto bastante interessante para iniciantes que podem aprender a meditar com ajuda de especialistas.
A opção também é excelente para avançados que desejam focar mais na experiência sem se preocupar tanto com a responsabilidade de elaborar cada passo dela.

Meditação mindfulness ou meditação para atenção plena 
Se, de modo geral, o futuro pode ser um gatilho para ansiedade, a meditação mindfulness, que também pode ser guiada, tem como objetivo atenção plena no momento presente. Essa é uma das categorias mais exploradas atualmente e ajuda a treinar a mente para perceber as distrações e voltar ao presente.
É possível praticar em qualquer lugar e em diferentes posições, seja sentado ou mesmo deitado, totalmente concentrado no agora, sem julgamentos ou distrações relacionadas ao passado ou futuro.

Escaneamento corporal, a meditação body scan 
Um complemento da meditação, sobretudo a mindfulness, o escaneamento corporal é uma estratégia para perceber o próprio corpo, incluindo a respiração, e por isso envolve a atenção consciente.
Para praticar, esteja em uma posição confortável e comece a perceber cada parte do corpo, observando também sensações ou emoções ao longo da sessão.

Meditação livre com exercícios de respiração 
A respiração está diretamente ligada ao sistema nervoso, portanto os exercícios desse tipo podem ser excelentes para diminuir a ansiedade e lidar com o estresse.
Existem sessões meditativas diretamente conectadas aos exercícios de respiração, assim como exercícios bem práticas voltados ao inspirar e expirar. É possível aproveitar as meditações livres, também chamadas de não guiadas, as que não contam com um instrutor, para relaxar mente e corpo.
Um dos mais utilizados é o profundo inspirar seguido de um lento expirar repetindo-se por algumas vezes. Contudo, existem diversas outras possibilidades, de acordo com o tempo e a disponibilidade do praticante.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *