Falta mais Amor…
O mundo está virado de cabeça para baixo, onde está o amor fraternal entre as pessoas? Está escasso, pelo que vemos na televisão, guerras, tiroteios, matança, pessoas jogadas na sarjeta como fossem coisas sem nenhum valor e tudo parece ser normal. As pessoas tomam partido como se fossem torcedores de times, justificam o injustificável, apenas por concordarem ou não entre si, em casos de discordância chegam a se agredir violentamente, não se importando se são familiares ou amigos de longa data.
A finesse e a boa educação estão cada vez mais escassas. Hoje, aqui na porta da minha casa, por volta de seis e meia da manhã, um motorista exaltado fez vários xingamentos a outro, sei lá por que, mas não se justificam, aos berros o cara soltou um tanto de palavrões e outras ofensas ao outro, não sei o que aconteceu entre eles, mas será que só buzinar ou pisar no freio não fazia mais sentido? Nem o amor-próprio encontramos mais, se uma pessoa é capaz de agredir assim ao outro, ela não tem o mínimo amor por si mesma, pois, veja bem o caso, se o outro motorista estivesse armado e resolvesse usar sua arma contra o seu rival exaltado, este poderia perder a vida e o outro sua liberdade, além de ficar com a vida enrolada, valeria a pena isso acontecer por uma simples fechada no trânsito? Pense bem. Problemas todo mundo tem e eles não podem ser descontados em quem nada tem a ver com eles, se há um problema, que seja resolvido entre os envolvidos nele, sair descarregando problemas e frustrações a torto e a direito não resolvem nada.
Onde está a delicadeza das pessoas? Estamos agindo como cachorros de apartamento, que quando vão para a rua latem para os outros sem parar, raivosos, porque se acostumaram com um lugar todo para eles e não aceitam dividir o espaço com outros animais, mas eles são irracionais, agem por instinto de defesa, para cuidar do seu território. Já os humanos, racionais, agridem porque querem que o mundo se molde a eles, e não o contrário, cada umbigo vale mais do que qualquer outro.
E nessa batida o mundo vai ficando chato, não se pode mais discordar, expor suas ideias, sem que seja logo apedrejado por gente que nem te conhece, não há mais o debate saudável porque os lacradores querem aparecer e deixar seu lacre passando por cima de qualquer argumento. Lacrar é mais importante do que debater e argumentar para chegar a uma conclusão consensual. E isso acontece em vários níveis da sociedade, desde os mais altos escalões até os mais baixos.
Na política o espaço para debater ideias era, até pouco tempo atrás, o parlamento, as assembleias e câmaras municipais, agora o debate é na internet, um tentado ser mais lacrador do que o outro, mas lá nos corredores palacianos, entre um conchavo e outro, todos fazem o que bem entendem desde que seja em benefício próprio, só mostram o que é necessário para lacrar e conseguir manter os seus votos, sendo que o eleitor, o cidadão que é o verdadeiro chefe, mas é manipulado como peça de um tabuleiro de xadrez, mexida para lá e para cá conforme o gosto dos que estão no poder, passa a creditar que ele é quem deve obediência e não o contrário.
Amizades de anos são desfeitas por conta de polarização política, enquanto o povo briga aqui embaixo os de cima se refestelam com as benesses que eles mesmos se dão, deixando para quem está aqui se digladiando em sua ferrenha defesa as migalhas e as péssimas condições de saúde e educação. Quem, nos últimos anos, não teve pelo menos uma discussão por causa de um lado ou outro na política? Enquanto isso os políticos estão se juntando lá entre eles para ver quem consegue mais cargos para seus apaniguados, e em consequência mais poder, e o trouxa que fica brigando aqui vai vendo os serviços, bancados com o dinheiro dos altos impostos que pagam, portanto, não é nenhum favor concedido, sendo depreciados por conta da alegada falta de dinheiro.
Amar um ao outro é um mandamento de Deus, o principal deles, mas amar ao outro como você se ama é o mais importante, então podemos afirmar que hoje em dia a pessoa se olha no espelho e não sente nada por aquela imagem que vê ali refletida? Não é possível, me recuso a acreditar nisso, seria um golpe baixo demais em Deus e no resto da humanidade, não sentir nada por si próprio. Nada a ver com narcisismo, que não é amor, é se achar melhor do que o outro, superior, amar a si mesmo é ser generoso, não destilar o veneno contra o outro, viver sua vida e deixar a dos outros em paz, ser melhor hoje do que foi ontem e não melhor do que ninguém, cada um que tenha sua própria régua e se meça conforme seu conceito e não conforme a altura do outro.
Podemos amar nosso irmão sem interesse, mas vejo que pessoas se aproximam de outras por conta de seus interesses pessoais, sem escrúpulo algum exploram o outro de várias formas, se fazendo de amigo, dão poder e tiram o poder conforme seus próprios interesses e quando já não tem mais o que tirar, ou não conseguem tirar nada, desfazem da pessoa como se joga uma casca de banana no lixo. Sei como é isso, mas fico na minha, apenas me afasto, apesar do sofrimento que me causa gente assim. Hoje até consigo identificar algum movimento nesse sentido, de tanto levar na cabeça, já me protejo, saio fora e evito tensões desnecessárias.
O amor é quase uma utopia hoje, sei lá, cada um se preocupa com seu próprio mundo, faz ele para girar em torno do seu umbigo e fica ali manipulando os acontecimentos e as pessoas a seu bel prazer, depois, quando nada consegue ou não faz acontecer do jeito que desejava, diz que não foi entendido, não é verdade, o mundo já consegue identificar esse tipo de personalidade e faz sua própria limpeza.
Afinal, tomara um dia, o mundo passe a ser guiado pelo amor verdadeiro, que ninguém mais sofra com guerras e com a displicência dos governantes, que a vida valha mais a pena do que a imposição de pensamentos e que cada pessoa possa exercer o seu direito de ser única, sem medo de amar e de ser amada da forma que for.