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Bancos dão dicas de como evitar golpes durante o ‘Esquenta Black Friday’; veja

Redação7 de novembro de 20237min0
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Quadrilhas aproveitam ofertas da megaliquidação, que já começam no início de novembro, para roubar dados e aplicar golpes; Febraban dá dicas

A Black Friday, megaliquidação tradicional nos Estados Unidos que caiu no gosto dos brasileiros, que aproveitam a época para comprar produtos com desconto, acontece em 24 de novembro. Entretanto, nem bem o mês começou e as lojas virtuais e físicas de comércio já se agitam com os anúncios de ofertas e promoções para a data, num movimento que ficou conhecido como “Esquenta Black Friday”.

Os clientes também são bombardeados com ofertas por todos os lados e quadrilhas aproveitam o momento de euforia com o grande volume de promoções para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando “engenharia social”, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais para o roubo de dados pessoais.

“Nesta época do ano são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores. Para dar credibilidade a um produto que está sendo vendido, golpistas usam sites de vendedores de depoimentos e usam bancos de fotos e vídeos internacionais para dar crédito ao produto e enganar o consumidor”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Pare, pense e desconfie. O produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral? O vendedor está te pressionando para fechar logo uma compra dizendo que ela pode ficar indisponível? Há fotos ou vídeos de produtos com resultados mirabolantes? A chance de ser um golpe é grande”, acrescenta o diretor.

A Febraban, que realiza ininterruptamente campanhas de conscientização para orientar clientes e consumidores durante todo o ano, irá ampliar seus esforços de divulgação e informações de prevenção neste período.

Leia a seguir dicas para não cair em golpes.

Cuidados com compras online 

  • Dê preferência aos sites conhecidos para as compras e verifique a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações
  • Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou coloque seus dados bancários
  • Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções
  • Sempre cheque as políticas de troca e devoluções das lojas

Atenção nas redes sociais e com perfis falsos

  • Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes
  • Nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday
  • Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. Verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores. Desconfie de páginas recém-criadas

Cuidados com o cartão

  • De preferência para o uso de cartão virtual nas compras online
  • Use o serviço de avisos por SMS de transações feitas ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente
  • Se for fazer uma compra presencial com cartão, sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha
  • Insira você mesmo o cartão na maquininha. Caso tenha entregado o cartão ao vendedor, sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu. Golpistas costumam aproveitar o momento de empolgação e aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão

Fique atento na hora de pagar com Pix e boletos

  • Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência
  • Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída

Cuidados com links

  • Ao usar sites de busca, verificar cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores usam “links falsos patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas
  • Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link
  • Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.

Fonte: O Tempo

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