• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Nova onda de calor que atinge o Brasil pode durar até dez dias, alerta MetSul

Redação10 de novembro de 20233min0
calor_franca_0
Centenas de cidades de Minas podem ser atingidas por calor extremo

A onda de calor que atinge o Brasil nesta semana será extrema e pode durar dez dias ou mais, com marcas de 10ºC a 15ºC acima da climatologia histórica. De acordo com a MetSul, normalmente, ondas de calor têm duração de quatro e sete dias. Centenas de cidades de Minas, incluindo Belo Horizonte, podem ser atingidas.

“Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que há o potencial deste novo episódio de calor excepcional superar em intensidade os eventos históricos de calor de setembro e outubro. O que os modelos mostram de calor é tão extraordinário e fora da curva histórica que a onda de calor pode ser a mais intensa já registrada no Brasil em valores de temperatura máxima”, alerta a empresa de meteorologia com atuação no Brasil e Cone Sul.

Ainda conforme a MetSul, a onda de calor já está nos estágios iniciais e deve ganhar força nos próximos dias. A temperatura na tarde da terça-feira (7) atingiu 42,3ºC no município de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. No estado do Mato Grosso, a temperatura se elevou a 40,4ºC em Cuiabá.

“O calor mais extremo, inicialmente, atinge áreas do Centro-Oeste, como nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Até sexta-feira (10), o calor mais intenso concentra-se no Centro-Oeste e no interior de São Paulo, mas a partir do fim de semana a massa de ar quente se amplia e as máximas muito altas passam a alcançar mais áreas”, destaca informativo da MetSul.

Conforme a empresa, uma massa de ar quente ganha força e se expande geograficamente a partir do sábado (11). A tendência fica evidente nos mapas com a projeção de temperatura máxima dia a dia entre quarta e o sábado (11) a partir de dados do modelo do serviço meteorológico alemão (Icon).

“Os dados indicam temperatura muitíssimo acima da média no Centro do Brasil até o final desta semana. Não bastasse, a temperatura deve se elevar ainda mais durante a semana que vem com marcas extremamente altas e potencialmente recordes em várias cidades de diferentes estados.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *