• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Animais: Cooperativos ou Competitivos – por Antero Costa Filho

Redação12 de novembro de 20238min0
Dr Anteroficial
.

No início havia “Cooperação Natural”, e todas as zebras instintiva e naturalmente se alimentavam juntas em paz. …

Os problemas mundiais começaram quando as Zebras de listras brancas (time da direita) passaram a odiar as ‘Zebras’ de listras negras (time da esquerda).”

Seres humanos “podemos ter” este comportamento herdado filogeneticamente dos animais irracionais. … “competindo por tudo e com todos, o tempo todo”. Fim da possível “paz” que todos almejamos (desejo intenso!).

Somos indivíduos distintos uns dos outros, nossos semelhantes! A distinção é empírica (observação natural) e científica (experimentação científica).
Deveríamos nos respeitar naturalmente nas nossas diferenças individuais, cooperando uns com os outros. É possível!

Infelizmente nossos comportamentos dizem o contrário. … o que não faltam são as evidências diárias nas mídias (competições desregradas).

“Pouca ciência nos afasta de “Deus”. O inverso é verdadeiro; o desenvolvimento científico / tecnológico tem se aproximado da “Bíblia”.

Indivíduos isolados ou alienados da sociedade tendem a desenvolver um estado mental negativo que chamamos de: Misantropia (ódio do ser humano e/ou sua repulsa social). Não se enquadram nos padrões morais e éticos da sociedade. São indivíduos no mínimo incoerentes que tem “ódio” no coração e frequentam “igrejas”. … Todos já sofremos com eles!

Em outras palavras, a misantropia envolve uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade. Hipocritamente batem no peito e se orgulham do seu comportamento misantropo.

… .é o ódio, a antipatia, a desconfiança ou o desprezo geral pela espécie humana, pelo comportamento humano ou pela natureza humana. Seu antônimo é a filantropia.

Todos nós seríamos beneficiados, se déssemos as mãos “cooperando” uns com os outros, nos ambientes compartilhados. Temos este poder positivo e transformador em nossas “escolhas” inteligentes!

 

Formigas vivem em cooperação.
• As formigas nos deixam uma lição muito forte,
• elas sabem viver em comunidade e (Empatia)
• sabem lidar com as diferenças, (Respeito)
cada uma com sua função na colônia, que tem tanta importância como qualquer outra. (Valor)
• Isso significa que elas se conhecem, se respeitam, organizam, preservam e vivem de acordo com os seusvalores’. (Respeito)

As formigas são altamente prudentes, estratégicas e conseguem dar um show em empreendedorismo segundo sua própria natureza; elas nunca esperam o problema surgir, para depois resolvê-lo. (Prevenção)

Sabem que não haverá comida disponível o tempo todo durante o ano, por isso ajuntam no verão, para quando chegar o inverno, não padecerem. (Precaução)

São prudentes e espertas porque trabalham quando a maioria dos outros insetos e animais folgam neste período. (Intuição)

As formigas, não se encostam umas nas outras para executarem suas tarefas, e muito menos retêm ou negam ajuda às demais quando se trata do seu trabalho operário, elas vivem em cooperação. (Cooperar é melhor que competir)

O mais impactante de tudo: elas nos deixam a lição de que não devemos desanimar diante das lutas, situações conflitantes, ou desistir de um sonho, uma meta e não lutar por ele. (Foco / força / fé)

Sabe o que acontece quando o alimento chega perto do formigueiro e este é grande para entrar?

Elas chamam o reforço das demais. São invejáveis em sua comunicação. Rapidamente as outras operárias saem do formigueiro e começam a cortar o alimento para que este entre e sirva de reserva por um longo período de inverno. Elas compartilham do mesmo fardo e não reclamam do que fazem. (Gratidão)

Após observar como as formigas se comportam, podemos tirar uma grande lição! Aprendemos que diante de qualquer situação adversa:
• devemos ter paciência e prudência,
• devemos valorizar a comunicação sem permitir falhas,
• dividir os problemas, contar com o apoio do colega em momentos difíceis e
• saber administrar nossa visão estratégica sendo empreendedor em tudo, não deixando jamais que os nossos ideais planejados se frustrem por qualquer situação.

“Inspire-se na natureza”. Sempre que puder olhe para o nascer do sol. Abra os braços e sinta a maravilhosa sensação de estar vivo. Seja grato!

“A minha religião é a natureza. É ela que desperta em mim os sentimentos de admiração, misticismo e gratidão”
…………………………..Oliver Sacks

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *