• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Aprenda uma meditação simples para estimular a criatividade

Redação24 de novembro de 20235min0
Tamyres231123
Tamyres Fontes

Veja como a meditação pode ajudar o processo criativo ao deixar a mente mais receptiva para explorar novas ideias
Você já enfrentou dificuldades relacionadas à criatividade? Engana-se quem acredita que a necessidade de desenvolvimento desta habilidade se restringe somente aos artistas e inventores. Ao contrário disso, a criatividade é uma força vital inerente ao ser humano. No mundo contemporâneo, onde a demanda por ideias originais é alta nos mais variados setores, muitos procuram formas de cultivar e potencializar esse domínio tão fundamental.
meditação emerge como uma ferramenta valiosa para aqueles que buscam estimular sua expressão criativa. Isso acontece mediante ao modo flow que é quando alcançamos um estado mental que permite permanecer num fluxo contínuo da vida. Por essa razão, para acessar este estado precisamos conectar com nossa mente superior e criativa e para isso, nada melhor do que a meditação.
A meditação ativa diferentes regiões do cérebro ajudando a promover uma sensação de leveza e felicidade. Além disso, a prática aumenta as áreas ligadas à capacidade cognitiva, memória, autoconsciência, empatia, sono. Proporciona uma diminuição à ansiedade, medo e estresse, e um dos principais fatores, é a diminuição da chamada de “divagação da mente”, gerando mais foco e promovendo uma consciência relaxada, porém alerta, que é propício para a criatividade, consequentemente mais insights e inspirações de maneira mais fluida e natural.
Como a meditação pode ajudar a superar bloqueios criativos ou momentos de estagnação?
Sobre o bloqueio criativo, expressão muito usada por artistas, a prática da meditação permite que a mente explore os pensamentos e emoções que fluem de maneira mais livre, estimulando a imaginação. Através de um processo de desapego, ajuda a desbloquear e destravar o processo criativo.
Durante a meditação, é possível acessar o inconsciente através do estado de vigília, que pode levar a um aumento das ideias, já que a mente está mais receptiva a informações que normalmente são suprimidas pela atividade consciente.
No livro Ferramentas de Titãs, em que Tim Ferris descreve os hábitos de pessoas com resultados muito acima da média (como esportistas, escritores, artistas, astronautas, investidores, militares) 80% fazem alguma forma de meditação ou prática de atenção plena diariamente.
Meditação na prática: o passo a passo do despertar da criatividade
A fim de apresentar uma aplicação prática de meditação voltada para estímulo da criatividade, compartilho aqui o passo a passo de uma meditação que desenvolvi com este propósito central. Confira:
Encontre uma posição na qual sinta-se confortável para iniciar sua prática. Na sequência, sente-se e coloque as mãos com as palmas viradas para cima, desta forma você adotará uma postura de abertura e receptividade perante a energia da criatividade.
Feche seus olhos e comece a inspirar e expirar de modo calmo e atento. Respire sentindo o processo de entrada e saída do ar, tornando este ato leve e suave.
Liberte-se de tudo aquilo que limita. Tudo o que te impede de ser e expressar quem de fato você é. Deixe ir embora toda a sua opinião sobre si mesmo e sobre os outros. Liberte-se das crenças limitantes, julgamentos e pré-conceitos.
Respire fundo. Retome a consciência do seu corpo aos poucos e comece a abrir seus olhos. Por fim, ao longo do seu dia, mantenha a certeza de que você é uma consciência criativa e esta desperta e se manifesta em sua vida.
Por fim, é possível concluir que a meditação é uma ferramenta poderosa no que diz respeito a potencializar e estimular a criatividade, cuja funcionalidade é altamente aplicável às mais variadas atuações pessoais e profissionais.

A verdade é que

a meditação é um recurso valioso para desenvolver diversas habilidades, dentre as quais está a criatividade

. Sem dúvidas, é uma prática na qual vale a pena investir e os resultados são perceptíveis.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *