• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Onda de calor pode deixar dias ainda mais quentes em MG

Redação12 de dezembro de 20232min0
calor-sol-49572837
Fenômeno deve ter início na próxima quinta-feira e durar quase uma semana em todo o Brasil

Uma onda de calor pode impactar os termômetros em Minas Gerais a partir da próxima quinta-feira (14 de dezembro). O fenômeno, que deve durar até 20 de dezembro, é previsto em meio ao fim da primavera, que termina em 22 de dezembro. Neste ano, a estação que antecede o verão é marcada por dias mais quentes do que a média para o período.

Segundo o Instituto Clima Tempo, que alertou, nesta segunda-feira (11), para a onda de calor, os termômetros podem subir mais de 5ºC acima do padrão para essa época do ano durante a onda de calor. Praticamente todo o país deve ser impactado pelo aumento das temperaturas.

Em Minas Gerais, cidades das regiões Norte, Noroeste, Triângulo e parte da Central são as que mais devem ser impactadas. Elas estão na faixa vermelha da onda, segundo o Clima Tempo, que indica um aumento de temperatura superior a 5ºC. As demais cidades mineiras estão na faixa laranja, com um aumento entre 3ºC e 5ºC.

Mapa mostra intensidade prevista da onda de calor em regiões do Brasil

Segundo o Clima Tempo, a onda de calor é caracterizada por uma “sequência de dias ou até semanas em que as temperaturas em uma região ficam muito acima da média normal para uma determinada época”. O fenômeno é gerado por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.

Menos intensa

A onda de calor que se aproxima deve ser menos intensa do que as registradas em agosto, setembro e novembro. No entanto, o Clima Tempo alerta que “ainda sentiremos os efeitos da insolação”. Outro fator é que a umidade do ar estará mais alta do que nos últimos episódios. Com isso, a sensação térmica pode ser ainda maior.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *