• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Emoção e Alegria marcam a Entrega de Medalha de Mérito Legislativo na Câmara de Muzambinho

Redação19 de dezembro de 202311min0
A plateia, composta por autoridades locais, amigos e familiares dos homenageados, não poupou palmas e manifestações de contentamento. A emoção tomou conta do Plenário, refletindo a importância do reconhecimento público às personalidades homenageadas.

Na noite desta segunda-feira, aconteceu no Plenário da Câmara de Muzambinho a solenidade repleta de emoção e alegria durante a Sessão Solene de Entrega de Medalha de Mérito Legislativo. O evento, que ocorreu em conformidade com a Resolução Legislativa nº 11/2002, teve como objetivo homenagear personalidades que se destacaram por suas relevantes contribuições culturais e políticas em prol da comunidade muzambinhense.

Duas figuras ilustres foram agraciadas com a distinta Medalha de Mérito Legislativo:
– José Roberto Del Valle Gaspar
– Marcos Vinicius Mello Ribeiro.

José Roberto Del Valle Gaspar, reconhecido por sua dedicação incansável à causa cultural e política, recebeu a medalha em meio a aplausos calorosos e expressões de gratidão por seus esforços na promoção do desenvolvimento da comunidade local. Sua atuação destacada tem sido fundamental para a construção de uma Muzambinho mais inclusiva e próspera. Emocionado, Gaspar compartilhou algumas palavras de agradecimento, ressaltando a importância do reconhecimento das ações que visam o bem comum.

Marcos Vinicius Mello Ribeiro, outra personalidade homenageada, também foi reverenciado pelos presentes. Seu comprometimento com o progresso político e cultural de Muzambinho foi destacado durante a cerimônia. Ribeiro recebeu a medalha como um símbolo de apreço da comunidade pelos anos dedicados ao serviço público.

No vídeo confira a Sessão Solene.

Abaixo, Biografia dos Homenageados

JOSÉ ROBERTO DEL VALLE GASPAR
José Roberto Del Valle Gaspar nasceu no município de Muzambinho, Estado de Minas Gerais, em 30 de Maio de 1959, filho de João Del Valle Gaspar (Guanico) e de Leuducena Maria Gaspar (Cena), casado com Neusa Maria dos Santos, com dois filhos: Raíssa dos Santos Del Valle Gaspar e Matheus dos Santos Del Valle Gaspar. Iniciou seus estudos em Muzambinho, na Escola Municipal Maria Meireles Leite, de Bela Vista da Aparecida, passando depois pelo Grupo Escolar Frei Florentino; Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida e Escola Municipal Dr. José Januário de Magalhães, onde formou-se como Técnico em Contabilidade. Concluindo seus estudos, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito de São João da Boa Vista/SP, em 1985, e pós graduou-se como Especialista em Direito Público em 2006, pela UNIPAC/ANAMAGES. Foi professor de Direito e Legislação e Vice-Diretor da Escola Municipal Dr. José Januário de Magalhães, de Muzambinho, e exerceu cargos de: Técnico Executivo de Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (Chefe de Gabinete); Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Monte Belo; Controlador Interno da Prefeitura de Muzambinho; Eletivo de Vereador, e Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Muzambinho, em três legislaturas, inclusive atualmente, além de ser advogado militante. Obras já publicadas: Em 2010 publicou seu primeiro livro, com título de ‘Cotidiano’, de poesias, contos e crônicas, sob ISBN nº 978-85-910365-0-9, sendo seu próprio editor, e que lhe rendeu indicação e ocupação da cadeira nº 17 da Academia Muzambinhense de Letras – AML, em 2013, publicou o seu segundo livro, com título ‘Uriel Tavares – Vida e Obra Poética’, um ensaio sobre o poeta muzambinhense, sob ISBN nº 978-85-910365-1-6, também como editor, e em 2021, publicou seu terceiro livro com título ‘Inquietudes’, de poesias, contos e crônicas, sob ISBN: 978-65-00-15901-1, idem como editor. É vegano, em respeito aos direitos dos demais animais e pela sustentabilidade do planeta. É ambientalista, manteve programa denominado “Ambiente Legal”, na Rádio do Povo, inicialmente sozinho, depois em parceria com seus colegas de Academia Muzambinhense de Letras, Paulo Dipe e o saudoso Trindade Escudeiro. Defende uma sociedade plural, onde todos e todas tenham seus direitos respeitados, ou seja, sejam cidadãos e cidadãs na plenitude constitucional.

MARCOS VINICIUS MELLO RIBEIRO
Marcos Vinicius Mello Ribeiro nasceu no Município de Muzambinho, Estado de Minas Gerais, no dia 12 de agosto de 1959; filho de Lázaro Cesarino Ribeiro e Aparecida Mello Ribeiro, é casado com Sueli Moreira Ribeiro com quem tem dois filhos: Fabrício Moreira Mello Ribeiro, Engenheiro Eletricista e Larissa Moreira Ribeiro, estudante de Medicina e 2 netos: Luísa Silva Ferreira Moreira Ribeiro e Felipe Silva Ferreira Moreira Ribeiro. Tem 5 irmãos: Denize Aparecida Ribeiro Figueiredo, Fernando César Ribeiro, André Luiz Mello Ribeiro, Vanise Mello Ribeiro Fraga e Sonise Mello Ribeiro Freixedas.

Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Frei Florentino, passando depois pelo Colégio Estadual Prof.º Salatiel de Almeida e concluiu seus estudos em 1986, formando-se como Professor pela Faculdade de Educação Física de Muzambinho.

Seu primeiro emprego foi no Banco do Brasil S/A, como Menor Aprendiz, com quinze anos de idade, onde trabalhou de 14 de maio de 1975 a 12 de junho de 1977. Posteriormente, trabalhou no cursinho preparatório para Concursos do Banco do Brasil, fazendo apostilas de Português, Matemática, Contabilidade e Prática Bancária, sedo o proprietário o senhor Amir Além Aquino. Foi contratado pelo Banco do Brasil S/A de Muzambinho, de 13 de dezembro de 1979 a 30 de maio de 1980, para trabalhar como escriturário. Foi contratado novamente para exercer a função de escriturário no Banco do Brasil S/A de Muzambinho, de 15 de setembro de 1980 a 13 de dezembro de 1980. Trabalhou também contratado na Agência do Banco do Brasil de Nova Resende (MG), de 1º de julho de 1982 a 28 de dezembro de 1982. Passou em 4º lugar no concurso do Unibanco – União de Bancos Brasileiros S/A, para o cargo de Auxiliar, onde trabalhou de 1º de setembro de 1983 a 23 de julho de 1986, ocasião em que o banco encerrou suas atividades no município de Muzambinho. Foi contratado novamente pelo Banco do Brasil S/A, na Agência de Monte Belo, para exercer a função de escriturário, de 4 de novembro de 1987 a 1º de maio de 1988. Foi sócio proprietário da Tapeçaria Rimavan, juntamente com seu pai Lázaro Cesarino Ribeiro. Em janeiro de 1997, foi convidado pelo então Prefeito Prof.º Nilson Luiz Bortoloti para trabalhar no Departamento de Obras da Prefeitura, onde trabalhou até 28 de fevereiro de 2000. Em 1º de março 2000 assumiu a Diretoria de Transporte e Merenda Escolar, permanecendo até 31 de dezembro de 2000. Foi Membro por 2 anos, e Presidente por mais 2, da Comissão de Julgamento e Licitações da Prefeitura Municipal de Muzambinho. Em janeiro de 2005, foi convidado pelo Prefeito à época Dr. Marco Regis de Almeida Lima para assumir a Diretoria de Transporte e Merenda Escolar, permanecendo até 31 de dezembro de 2008. Foi Membro da Comissão de Julgamento e Licitações da Prefeitura Municipal por 2 anos, e Presidente por mais 2. Em janeiro de 2009, foi convidado pelo Vereador/Presidente desta Casa Marcos Donizetti da Silva (Marquinho da Empresa) para assumir a Assessoria do Legislativo desta Casa de Leis, trabalhando nos anos de 2009 e 2010. Em seguida, foi convidado pelo então Presidente Otávio Luciano Camargo Sales de Magalhães, de janeiro de 2011 a maio de 2011. Presidente Reginaldo Esaú dos Santos (Canarinho), de junho de 2011 a 31.12.2012 e 2019 e 2020. Presidente Cleber de Oliveira Marcon, 2013 e 2014. Presidente João Batista Poscidônio, 2015 e 2016. Presidente José Maria Dias (Jota Maria), 2017 e 2018. Presidente Gilmar Martins Labanca, 2021 e 2022; e Presidente Roosevelt Pereira de Paula, 2023 a 2024, com as respectivas Mesas Diretoras e demais Vereadores. Trabalha há 23 anos no Serviço Público.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *