• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Comeu e bebeu muito durante a ceia? Veja 4 dicas do que fazer após os exageros

Redação26 de dezembro de 20235min0
ceia-de-natal-com-peru-grande-foto-de-independente
Profissionais alertam que não existem dietas ou chás milagrosos após a comilança e que o ideal é voltar à rotina saudável

A tão sonhada ceia de natal é um dos momentos mais esperados do ano para muita gente. Acompanhada de muitos doces, bebidas e alimentos calóricos é normal que a gente exagere na comilança, aumentando em até 3 vezes o consumo de calorias.

Mas se a consciência pesou por aí, profissionais garantem que não há motivos para desespero. A reportagem do O TEMPO reuniu dicas para quem quer voltar à rotina saudável após os exageros. Veja:

01- Não espere muito para voltar a rotina

A ideia de emendar a ceia do Natal com a do Ano Novo e passar a semana exagerando na bebida e na comida pode custar muito caro e trazer alguns quilos a mais. Voltar a rotina aliando à  alimentação saudável e exercícios físicos o quanto antes é a melhor alternativa. É  o que explica Gustavo Vieira, preparador físico e dono do estúdio de treinos “Team Panda”:

“Precisamos nos atentar que nas festas de fim de ano estamos sujeitos a ter um ganho muito alto de calorias com as bebidas e alimentos e diminuir o gasto calórico dos exercícios físicos. Por isso, é normal ganhar algumas gramas ou quilos após esse período. Porém, voltando para a rotina alimentar e de exercícios, o corpo tende a responder mais rápido ao que foi adquirido na balança”, afirma Gustavo.

02- Faça exercícios físicos

Não se afastar dos treinos e continuar fazendo exercícios físicos após os exageros da ceia é também uma importante opção para quem quer movimentar o corpo e eliminar as calorias extras da noite de Natal. Porém, é necessário estar atento aos limites, já que após os exageros o nosso corpo pode sentir mais com o esforço físico:

“O corpo humano não entende qual dia da semana estamos, se é segunda-feira, sábado ou domingo, se é natal ou ano novo.  Porém, é de se esperar que quando exageramos em algum alimento ou bebida, o corpo humano responda mais lentamente para recuperar dos exageros cometidos. Mas não existe nenhum exercício ou esporte que não possamos praticar. Precisamos, na verdade, respeitar nosso corpo e entender a recuperação após uma rotina diferente da que estávamos vivenciando”, explica o preparador físico Gustavo Vieira.

03- Não faça Jejum, loucuras e não se desespere

Vivenciar o natal em família, rodeado de comidas saborosas, é um momento único e que deve ser vivido sem culpa. Para a nutricionista Maria Gabriela Vieira, não há receita mágica que te faça perder rápido tudo o que consumiu.

“Minha dica é não fazer loucuras. Não fazer jejum, não fazer detox e nenhum tipo de coisa mirabolante. A ideia é voltar para a rotina normal,  dando preferência para comidas mais leves, evitando gorduras e ultraprocessados. Também aconselho a não se pesar. Pode ser que o peso esteja mais alto na balança, mas não necessariamente é gordura, pode ser retenção de líquido”, afirma a nutricionista.

04- Beba bastante água e consuma alimentos ricos em potássio

Hidratar o corpo após os exageros da ceia é extremamente importante para eliminar as toxinas do corpo. A água também é uma importante aliada para aliviar a famosa “ressaca” em quem exagerou nas bebidas.

Para eliminar o inchaço, alimentos ricos em potássio podem ser excelentes opções. Frutas e verduras como batata, abóbora, abacate, banana, mamão e damasco cedo são exemplo de boas refeições pós-ceia.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *