• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Céu de janeiro terá chuva de meteoros e Mercúrio em elongação máxima

Redação2 de janeiro de 20245min0
20173234974388
O primeiro mês de 2024 está na porta e com ele a nossa seleção dos eventos astronômicos para você marcar no seu calendário!  

Amantes da astronomia de ambos os hemisférios do planeta terão a chance de observar vários espetáculos celestes possíveis de serem observados a olho nu e com instrumentos de observação básicos como pequenos binóculos e telescópios.

Os destaques astronômicos de janeiro estão a encargo da chuva de meteoros Quadrântidas e do planeta Mercúrio que estará em excelente posição para observação!

Chuva de meteoros Quadrântidas sobre o céu da China.Chuva de meteoros Quadrântidas sobre o céu da China.Fonte:  Cheng Luo 

Logo nos primeiros dias de 2023, na noite do dia 3 e nas primeiras horas da manhã do dia 4 de janeiro, ocorrerá o pico da chuva de meteoros Quadrântidas. Trata-se de um evento de médio porte, produzindo até cerca de 40 meteoros por hora no seu pico. Essa chuva de meteoros é produzida por detritos de grãos e poeira deixados por um cometa antigo e já extinto no Sistema Solar, chamado 2003 EH1.

As Quadrântidas ocorrem anualmente entre os dias 1 e 5 de janeiro e, este ano, por conta da presença da Lua minguante no céu, é possível que os meteoros mais fracos sejam difíceis de ver. Os mais brilhantes, entretanto, serão facilmente visíveis. Os meteoros poderão aparecer em qualquer lugar do céu.

Já no dia 12 de janeiro o planeta Mercúrio atingirá a maior elongação ocidental de 23,5 graus do Sol. Isso significa que este será o melhor momento para ver Mercúrio, pois ele estará em seu ponto mais alto acima do horizonte no céu. Você pode procurá-lo buscando um ponto brilhante pouco antes do nascer do sol.

O uso de aplicativos como o Carta Celeste, o Stellarium e o SkyMap são ótimos aliados para observação e identificação de objetos no céu!

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de janeiro de 2024

03/01 e 04/01: Máxima atividade da chuva de meteoros Quadrântidas

04/01: Lua em Quarto Minguante

11/01: Lua Nova

12/01: Mercúrio em máxima elongação ocidental e periélio do cometa C/2022 E3 (ZTF)

19/01: Lua em Quarto Crescente

25/01: Lua Cheia

27/01: Conjunção planetária entre Mercúrio e Marte

Céus limpos e boas observações!

Mantenha-se sempre atualizado com os próximos eventos celestes aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar o calendário do mês de janeiro com seus amigos que também gostam de astronomia!

Fonte: TecMundo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *