80% das urnas que serão usadas nas eleições de 2024 já foram entregues, diz TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já entregou aos estados 80% das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais deste ano. Segundo o TSE, a empresa responsável pela produção das máquinas já confeccionou 178.045 equipamentos, o que responde por 80% do total encomendado pelo tribunal. A previsão é a de que as 219.998 urnas contratadas sejam entregues até o mês que vem.
As máquinas terão velocidade 18 vezes maior do que as utilizadas na última eleição. Ainda conforme o TSE, até o momento, cerca de 177.815 urnas já foram entregues aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Apenas o Distrito Federal não terá eleição em 2024 para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
A produção dos equipamentos conta com a supervisão de técnicos da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral do TSE. O grupo acompanha os testes realizados no galpão da empresa, na Bahia, para confirmar que as urnas são entregues aos TREs em perfeito estado de funcionamento. Todas as urnas passarão, posteriormente, por uma auditoria realizada por servidores do TSE no local de fabricação.
As novas urnas irão substituir os modelos 2009, 2010 e 2011, que já chegaram ao término do ciclo de vida útil. Os equipamentos são projetados para serem usados durante 10 anos ou seis eleições consecutivas. Após esse período, os aparelhos antigos são ecologicamente descartados. Segundo o TSE, 99% das peças físicas são recicladas e dão origem a novos produtos, como pufes e correias de sandálias.
Fonte: Itatiaia