• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Alvo de golpes, cliente Nubank pode bloquear chamadas com recurso do próprio app

Redação2 de fevereiro de 20249min0
nubank-3d97c05236
Aplicativo conta com ferramenta que consegue identificar e bloquear chamadas das falsas centrais de atendimento

“Central Nubank. Identificamos uma compra no seu cartão de crédito no valor de R$ 1.200. Caso não reconheça a compra, digite um”. A frase dita por uma voz de gravação virtual até parece verídica, mas é golpe e se trata de uma falsa central de atendimento. O próximo passo dessa chamada telefônica é tentar, de alguma forma, obter vantagens financeiras em cima da vítima. Para evitar que o cliente caia nesses golpes, o próprio banco digital Nubank criou o “Alô Protegido”, uma ferramenta para identificar e bloquear essas chamadas antes mesmo que o telefone toque.

Pessoas que têm conta não só no Nubank como também em diversos outros bancos digitais são frequentemente bombardeadas com ligações de falsas centrais que usam o nome do banco para aplicar golpes dos mais variados e tirar dinheiro das vítimas. Nas últimas semanas, clientes (e até quem nunca teve conta) do banco têm relatado que essas ligações estão cada vez mais frequentes.

 

 

 

Nos últimos dias, o banco chegou a enviar e-mails e notificações alertando sobre o golpe, que já é famoso e conhecido pelo Banco Central (veja dicas do BC no fim da matéria). Nesses e-mails, o Nubank reforça sobre a existência da ferramenta “Alô Protegido”.

Banco enviou aos clientes um alerta sobre os golpes usando o nome da instituição financeira

Segundo o banco, o recurso, lançado no ano passado, cria uma barreira automática contra números suspeitos. Geralmente, os criminosos usam o telefone do do banco para “camuflar” a origem da chamada. O “Alô Protegido” está disponível no app e pode ser ativado pelo próprio usuário.

Para ativar o recurso, basta seguir o passo a passo:

  • Abra o app e toque no ícone de perfil, no canto superior esquerdo da tela;
  • Acesse o menu “Segurança” e clique na opção “Alô Protegido”;
  • Clique no botão de ativação e, depois, clique em “Permitir” para autorizar o gerenciamento de chamadas pelo app do Nu;
  • Confirme o seu número de telefone para validar a proteção.

Veja orientações do Banco Central para não cair em golpes

  • Desconfie de ligações recebidas nas quais a pessoa se identifica como funcionário do banco e solicita que você entre no aplicativo instalado no seu aparelho e execute procedimentos de segurança – em geral, eles te enviam links ou documentos por e-mail, SMS ou whatsapp informando sobre compras suspeitas ou com orientações de segurança.
  • Não responda e-mails nem clique em links ou documentos – é por meio desses artifícios que os golpistas conseguem invadir seu celular e contratar operações, realizar saques de valores, pagar faturas entre outras transações.
  • Se receber uma ligação dessas, não realize nenhum procedimento – ligue para seu gerente ou entre em contato com os canais oficiais do seu banco para confirmar a informação.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *