• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

5 tendências de IA que prometem moldar 2024

Redação8 de fevereiro de 20245min0
A inteligência artificial está rapidamente transformando o cenário tecnológico, a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor.

Por Bruno Rezende, CEO da 4intelligence

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), que entrevistou 350 executivos de tecnologia em cinco países, incluindo Estados Unidos e Brasil, 65% dos respondentes acreditam que a IA generativa continuará dominando a cena em 2024.

À medida que nos aproximamos do próximo ano, podemos antecipar tendências que continuarão a impulsionar o desenvolvimento e a aplicação dessa ferramenta vital para a sociedade nos dias de hoje.

Conheça, então, cinco apostas de IA que prometem estar em alta no ano que vem.

1- Inteligência artificial generativa

As empresas podem se deparar com a oportunidade de integrar a IA generativa de maneira mais eficaz e acessível. Essa ação tem o poder de acelerar a produção de informações, impulsionar a criatividade e automatizar tarefas que, anteriormente, demandavam consideráveis recursos e tempo. Ao se ajustarem a essa tecnologia, as companhias podem se posicionar de maneira mais competitiva no mercado, atendendo às crescentes exigências por conteúdo personalizado.

2 – IA e blockchain

Estamos testemunhando um crescente aumento na sinergia entre a inteligência artificial e a tecnologia blockchain, esta última renomada por sua segurança e transparência. A integração mais profunda dessas tecnologias promete uma significativa melhoria na proteção dos aplicativos baseados em IA. Esse avanço é particularmente crucial em setores sensíveis, como saúde e finanças, nos quais a precisão e a privacidade são requisitos críticos. A união entre IA e blockchain não só fortalece a integridade dos processos, mas também abre portas para soluções inovadoras e confiáveis em domínios em que a confidencialidade e a exatidão são primordiais.

3 – Impacto na saúde 

A aplicação da inteligência artificial na área da saúde atingirá um novo patamar, potencializando diagnósticos mais precisos, acelerando a descoberta de medicamentos e personalizando tratamentos. A análise de extensos conjuntos de dados médicos se tornará uma ferramenta inestimável na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras.

4 – Ética e responsabilidade

Conforme a IA se consolida, a relevância de questões éticas e regulatórias deve crescer ainda mais. Tópicos como privacidade de dados, discriminação algorítmica e segurança cibernética emergem como áreas críticas de atenção. Antecipa-se um aumento nas regulamentações para garantir o uso responsável da tecnologia.

5 – Personalização da experiência do consumidor

Apoiada pelo machine learning, a IA desenvolve a análise de vastos conjuntos de dados para extrair insights valiosos. Ao processar essas informações, as empresas podem empregar algoritmos para identificar padrões, comportamentos e antecipar as preferências e os interesses dos clientes. O cenário projetado para 2024 aponta para uma revolução na personalização impulsionada pela IA, transformando a maneira como as organizações interagem com seus consumidores. Esse avanço tem o potencial não apenas de elevar o nível de engajamento, mas também de cultivar maior fidelidade.

*Bruno Rezende é CEO da 4intelligence – [email protected]  

Sobre a 4intelligence

A 4intelligence é especialista em ciência da decisão. Desenvolve soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de modelagem econométrica e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando que respostas acuradas sejam entregues sempre que houver mudanças no cenário econômico, num fluxo constante. Além disso, a empresa já recebeu mais de 120 prêmios pela acurácia de projeções, dentre os quais se destacam os do Banco Central, do Ministério da Fazenda, da Agência Estado e da Consensus Economics.

.por NB Press Comunicação

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *