ALERTA: “Golpe do cashback” usa nome dos Procons para enganar consumidores
Criminosos estão aplicando um novo golpe no país, desta vez com a ousadia de usar o nome dos Procons para tentar passar credibilidade para o consumidor e enganá-lo. É o chamado “golpe do cashback”, que já fez vítimas no Estado e levou o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a emitir um alerta sobre o assunto.
O “golpe do cashback” funciona da seguinte forma: criminosos colocam anúncios e mensagens em redes sociais passando a falsa informação de que as operadoras de cartão de crédito estariam escondendo valores que deveriam ser devolvidos aos clientes em forma de “cashback”. O cashback é a devolução ao cliente de um percentual do valor pago por ele na compra com cartão. Essa devolução pode ser feita em dinheiro na conta ou desconto na compra de outros produtos.
Para convencer a vítima, as mensagens trazem imagens de apresentadores de telejornais em supostas reportagens informando que os Procons obrigaram as operadoras de cartão de crédito a devolver os supostos valores, o que é mentira.
Esses anúncios induzem o consumidor a clicar em um link que o leva a preencher um formulário para ver se ele tem direito a alguma devolução de dinheiro. Nesse momento, a vítima informa seus dados pessoais e até o número do cartão de crédito.
Em seguida, o consumidor é informado sobre os supostos valores a receber e é orientado a pagar uma taxa para liberar o dinheiro. Depois de receberem esse valor, os golpistas encerram a comunicação e bloqueiam a pessoa.
Nesse momento, eles já pegaram o dinheiro depositado e ainda possuem os dados pessoais e o número do cartão da vítima, que podem ser usados para praticar outros crimes.
Segundo o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, o consumidor deve desconfiar sempre de ofertas que pareçam muito vantajosas. “Evite clicar em links duvidosos. Na dúvida, acione o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do seu banco ou da sua operadora de cartão”, afirma.
O Procon esclareceu ainda que qualquer informação deve ser buscada diretamente nas instituições financeiras, e nunca por meio de canais oferecidos em redes sociais ou aplicativos de mensagem.
Se o consumidor perceber que caiu em um golpe, ele deve imediatamente entrar em contato com a instituição e informar o ocorrido, a fim de tentar recuperar o valor pago. Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência e bloquear o cartão cujo número foi repassado aos golpistas.
Fonte: O Tempo