• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Eleições 2024: Saiba quais cargos serão preenchidos neste ano

Redação18 de março de 20242min0
urna-eleicoes-12-k-jpg
As eleições de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro, com um eventual segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês

As eleições municipais de 2024 acontecem no início de outubro. Eleitores de todo o país devem comparecer às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de seus respectivos municípios.

Prefeitura

Os eleitores votarão em uma chapa para a prefeitura, composta por um prefeito e um vice-prefeito.

Assim como os demais cargos do Poder Executivo, um prefeito só pode tentar a reeleição uma vez. Ou seja, prefeitos que tiveram o primeiro mandato em 2020 poderão tentar a reeleição. Já aqueles que foram eleitos em 2016 e se reelegeram em 2020 não poderão concorrer novamente.

Vereadores

O eleitor também escolherá um vereador. Os parlamentares são eleitos para compor a Câmara Municipal, a casa legislativa de uma cidade, e são responsáveis por tratar da administração pública e criar leis necessárias para suas cidades. O número de vereadores eleitos varia e depende do número de habitantes de cada cidade, sendo a quantidade mínima, nove cadeiras. A máxima, 55.

Um vereador pode concorrer à reeleição quantas vezes desejar, desde que esteja filiado a um partido político registrado junto ao TSE.

Quando será a eleição?

As eleições de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro, com um eventual segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês – apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores. O pleito ocorrerá em todo o país, excluindo-se o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

A votação terá início às 8h (horário de Brasília), com encerramento às 17h.

A data limite para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento é 8 de maio. É possível conferir a sua situação eleitoral no portal do TSE.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *