• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Eclipse solar de 8 de abril será visível no Brasil? Entenda motivo

Redação2 de abril de 20243min0
eclipse-235529
O fenômeno pode ser visto de determinadas regiões da Terra dependendo da posição do Sol, da Lua e da localização geográfica do observador

O eclipse solar, que acontece na próxima segunda-fera (8), será visível em partes dos EUA, Canda e México. Mas não vai ser visto do Brasil devido a sua posição geográfica.

Eclipses acontecem quando um objeto no espaço, como um planeta ou Lua, passa pela sombra de outro corpo celeste no espaço. Na Terra, é possível ver eclipses lunares e solares.

Por que o eclipse solar não será visível no Brasil?

O eclipse solar do dia 8 de abril não será visível no Brasil porque a sombra da Lua, responsável pelo eclipse, não cobrirá toda a superfície da Terra.

Isso ocorre devido à órbita da Lua ao redor do planeta e à inclinação do eixo da Terra. Esses fatores determinam a trajetória da sombra lunar durante o eclipse.

Como a órbita da Lua não está perfeitamente alinhada com a Terra, sua sombra atinge diferentes regiões do mundo em momentos diferentes.

Na próxima segunda-feira (8), a trajetória da sombra da Lua durante o eclipse solar total passará sobre partes do Canadá, Estados Unidos e México, mas não alcançará o Brasil.

Contudo, a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) vai fazer diversas transmissões para acompanhar o fenômeno em qualquer parte do mundo.

Dependendo da localização do observador no Hemisfério Norte, será possível ver um eclipse total ou parcial.

Moradores de cidades Montreal, Buffalo, Indianápolis, Little Rock, Dallas, Austin, San Antonio, Durango e Mazatlan conseguirão ver o Eclipse Total.

O eclipse parcial será visível em mais localidades entre o México, EUA e Canada.

O que é um eclipse solar total?

O eclipse solar total é um fenômeno astronômico em que a Lua se alinha totalmente com o Sol e, dessa forma, impede a luz solar de chegar a certos pontos do mundo.

Com isso, ao olhar para o céu, os espectadores irão ver uma sombra redonda, no local onde os raios solares estariam refletindo.

O que é o eclipse solar parcial?

O eclipse solar parcial ocorre quando a Lua e o Sol não se alinham totalmente, apenas parcialmente.

Dessa forma, somente uma parte dos raios solares será impedida de atingir a Terra.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *