• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Dia do combate ao câncer: casos da doença podem dobrar até 2050 no Brasil

Redação8 de abril de 20243min0
leito-hospital-94369643
Envelhecimento da população, aliado a condições econômicas dos países, é a principal causa de crescimento; tabagismo, obesidade e sedentarismo também são fatores de risco

O aumento da expectativa de vida das pessoas é uma das principais causas de mais casos de câncer no mundo nas próximas décadas. O dia da conscientização e combate ao câncer é comemorado nesta segunda-feira (8). Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de novos casos pode aumentar em até 77% até 2050, o que representa 15 milhões de novos casos.

Alexandre Jácome, médico oncologista do Grupo Oncoclínicas BH, afirma que o envelhecimento é uma das causas do aumento do número de casos.

“Nós esperamos que haja um aumento do número de casos de câncer no mundo porque a gente está tendo um envelhecimento global da população. Consequentemente, como o câncer é uma doença vinculada ao envelhecimento, quanto maior o envelhecimento da população mundial, maior também será o número de casos de câncer”, esclarece.

O oncologista também explica que que os novos casos podem subir perto de 100% no Brasil.

“Nos países de baixa e média renda, a gente espera até um momento relativo até maior, em torno de 150% nos países de baixa renda, chegando até 100% nos países de média renda, onde a gente se encontra. Portanto, comparado aos países de alta renda, do ponto de vista relativo, a gente até espera um momento maior para a gente do que por exemplo para a Europa e a América do Norte”, diz.

Porém, não só o envelhecimento é fator de risco para casos de câncer. Alexandre reforça que hábitos de vida saudáveis são essenciais, entre eles parar de fumar.

“O tabaco é o principal carcinogênico que existe. O que a gente chama do tabaco do Século XXI, que é a obesidade, é o segundo fator modificável muito importante. E o terceiro deles é manter-se fisicamente ativo. Portanto, 30 minutinhos de caminhada por dia, cinco vezes na semana, a gente já vai fazer um grande esforço para evitar o adoecimento de várias doenças, entre elas o câncer”, finaliza.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *