• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Diagnóstico precoce do câncer pode aumentar em até 100% a chance de cura do paciente

Redação8 de abril de 20244min0
medico-saude-5487
Dia Nacional do Câncer é celebrado nesta segunda-feira

Os casos de câncer podem aumentar 77% até 2050 em relação a 2022, quando 20 milhões de pessoas tiveram a doença em todo o planeta. A estimativa é da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na tentativa de conscientizar a população sobre a prevenção, além de ampliar o diagnóstico precoce, permitindo um tratamento eficaz, é celebrado nesta segunda-feira (8) o Dia Nacional do Câncer.

Apesar da previsão da OMS, as taxas de cura também cresceram. Quando o paciente é diagnosticado nos estágios precoces iniciais da enfermidade, há de 90% a 100% de chance de recuperação. Isso reforça a importância da campanha, conforme o coordenador médico do Hospital Integrado no Câncer da Rede Mater Dei de Saúde e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Enaldo Lima.

O especialista explica que além das ações educativas, houve avanço da tecnologia, que permitiu diagnósticos mais eficientes, bem como tratamentos modernos e precisos, inclusive com o uso de robôs, além de novos remédios e técnicas de radioterapia.

“Os avanços foram em todas as áreas, incluindo biologia molecular e, mais recentemente, a evolução genética com a chegada de medicamentos de fármaco genomas que desenvolveu absurdamente. Isso tem impactado não apenas na cura, como na melhoria de qualidade de vida dos pacientes”, afirma Enaldo Lima.

O médico cita o exemplo da oncologia pediátrica, que há 30 anos curava 50% dos pacientes. “Hoje está em 85%”, compara o especialista, que também destacou os avanços tecnológicos. “A Rede Mater Dei de Saúde oferece, por exemplo, cirurgia com robô que permite segurança e resultados cirúrgicos superiores. Em casos de câncer de pulmão e câncer de próstata hoje é quase impensável a operação sem o uso de robô”, ilustra.

Quando buscar socorro
O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado e anormal de células no corpo. Existem mais de cem tipos, com sintomas e tratamentos diferentes. Mas, segundo Enaldo Lima, há alguns sinais de alerta comuns a todos, que merecem atenção. “Caroços, nódulos e manchas devem ser imediatamente reportados ao médico, emagrecimento e febre repentinos e sem causas específicas, além de sangramentos”, orienta.

Manter um estilo de vida saudável, com atividade física regular e alimentação equilibrada, e medidas de saúde pública estão associadas à prevenção de todos os tipos de câncer. O mesmo vale para não fumar, evitar o uso excessivo de álcool, manter a forma e reduzir a exposição solar nos períodos de maior taxa de radiação UV.

Fonte: Hoje em Dia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *