• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Vale encontra anomalia em barragem de Ouro Preto

Redação8 de abril de 202410min0
SindjoriVale8424
Empresa alega que situação está sendo monitorada 24h por dia na barragem de Ouro Preto (Feam/Divulgação)

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

Vale encontra anomalia em barragem

A mineradora Vale identificou uma anomalia em um dreno da barragem Forquilha III, localizada em Ouro Preto. A estrutura está em nível 3 de emergência desde 2019, e a anomalia consiste em um acúmulo de material sedimentado, de cor acinzentada, na saída do dispositivo de drenagem, contendo minério de ferro em fração muito fina. A consultoria Aecom recomendou a interrupção das atividades na barragem até a conclusão do diagnóstico da situação atual. A Agência Nacional de Mineração (ANM) realizou duas inspeções desde então, constatando um pequeno volume de sedimento no dreno. A Vale está implementando um plano de ação para corrigir a ocorrência na barragem. (O Liberal – Ouro Preto)

https://site.jornaloliberal.net/noticia/9692/vale-encontra-anomalia-em-dreno-de-barragem-de-ouro-preto)

 

Bom Jesus terá contorno viário

Foi assinado o contrato entre a Prefeitura de Bom Jesus da Penha e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, o BDMG, que vai possibilitar a realização de uma das obras mais importante da história de Bom Jesus da Penha: o contorno viário. Desejo antigo da população, a obra tem como principal objetivo desviar a maior parte do trânsito pesado de dentro da cidade. “A obra é vista como benéfica não só para Bom Jesus, mas para toda a região”, disse o prefeito Nei André Freire. (Folha Regional – Muzambinho)

https://afolharegional.com.br/noticias/assinado-contrato-para-realizacao-das-obras-do-contorno-viario-em-bom-jesus-da-penha/

 

Educação financeira em Albertina

A Prefeitura de Albertina realizou uma palestra sobre educação financeira, ministrada pelo professor universitário de Direito e Controlador Interno da Administração Municipal, Adival Aparecido de Oliveira. O tema proposto é um projeto da Secretaria Municipal de Ação Social, para ajudar as famílias nas escolhas mais acertadas e responsáveis sobre o planejamento das finanças pessoais e familiar. A Educação Financeira é uma forma de buscar conhecimentos sobre como lidar com o gerenciamento do dinheiro, lidando de forma inteligente com os recursos disponíveis. (Jornal Panorama – Caxambu)

https://jornalpanoramaminas.com.br/secretaria-municipal-de-acao-social-de-albertina-promove-palestra-sobre-educacao-financeira/

 

Holanda se interessa por trabalho da Epamig

O professor Gerben Messelink, da Universidade de Wageningen, na Holanda, visitou a sede da Epamig em Viçosa, para conhecer os experimentos de controle biológico de pragas conduzidos pela pesquisadora Madelaine Venzon. As ações de Epamig despertaram o interesse da comunidade científica e acadêmica internacional sobre as atividades desenvolvidas pela empresa. O professor destacou o excelente trabalho da equipe da Epamig no uso de néctares extraflorais e inimigos naturais para controle de pragas, e planeja retornar para aprender mais sobre esses sistemas durante o inverno. (Folha de Sabará)

https://folhadesabara.com.br/noticia/31916/trabalho-da-epamig-sobre-controle-de-pragas-desperta-interesse-na-holanda)

 

SES destina verba para saúde mental

A macrorregião de saúde do Norte de Minas está recebendo um aporte significativo de recursos, com mais de R$ 6,7 milhões destinados ao custeio e investimento em serviços de saúde mental, incluindo Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Acolhimento e Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs). Esses investimentos são parte de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial na região, beneficiando 28 municípios e promovendo a qualificação da assistência em saúde mental. (Gazeta Norte Mineira)

https://gazetanm.com.br/ses-mg-destina-r-67-mi-para-o-custeio-de-servicos-de-saude-mental-no-norte-de-minas/)

 

BH lança Projeto de Equidade

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou o Projeto de Equidade com o objetivo de promover uma gestão mais inclusiva e diversa. O projeto visa a promoção da equidade étnico-racial, de gênero, inclusão das pessoas com deficiência e outros públicos vulnerabilizados/minoritários. Durante o lançamento, foram discutidas questões fundamentais para a promoção da igualdade, diversidade e inclusão, visando uma sociedade mais justa e democrática. O projeto inclui a realização de ações formativas sobre diversidade e inclusão. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)

https://jornalesplanada.com.br/pbh-lanca-projeto-de-equidade-que-fortalece-pluralidade-no-quadro-de-servidores/)

 

Caratinga decreta luto oficial

A Prefeitura de Caratinga decretou luto oficial de sete dias pelo falecimento do cartunista, escritor e artista plástico Ziraldo Alves Pinto. O decreto assinado pelo prefeito foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial na noite de sábado, 06. O ato é um reconhecimento ao legado deixado por Ziraldo, nascido na cidade mineira em 1932. Sua morte é lamentada não apenas em Caratinga, mas em todo o Brasil, onde era reconhecido como um dos grandes nomes da cultura nacional. O luto oficial de sete dias tem como objetivo expressar o profundo pesar pelo falecimento de Ziraldo e solidarizar-se com seus familiares, amigos e admiradores. (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/prefeitura-de-caratinga-decreta-luto-oficial-de-7-dias-pela-morte-de-ziraldo/)

 

Santuário recebe relíquia de Santa Rita

Os reitores do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia-MG, Padres Michel Pires e Dione Pizza, foram até São Paulo-SP, na Casa dos Agostinianos, receber das mãos do Frei Pedro Félix Mattos, a relíquia de primeiro grau de Santa Rita de Cássia. Essa é uma relíquia ex corpore, um fragmento retirado do corpo de Santa Rita de Cássia, em Cascia, na Itália. Ela ficará para sempre no Santuário, em Cássia. A relíquia será preparada em um relicário e entronizada solenemente para o culto dos fiéis no dia 22 de abril – Dia Votivo de Santa Rita de Cássia. (Jornal da Região – Guaxupé)

https://www.jornaldaregiaoonline.com.br/noticias/geral/6606/santuario-em-cassia-recebe-reliquia-de-primeiro-grau-de-santa-rita-de-cassia)

 

 Curso de Gestão da Cafeicultura

Nos dias 4 e 5 deste mês de abril, ocorreu o segundo encontro do curso de Gestão da Produção de Café, fruto da parceria entre o Rehagro e a Acissp (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso). O curso visa promover práticas inovadoras na cafeicultura e áreas agropecuárias, demonstrando técnicas de produtividade e sustentabilidade para os produtores locais. Cada encontro mensal aborda temas relevantes, combinando aspectos técnicos e de gestão essenciais para o sucesso sustentável dos negócios cafeeiro. (Jornal do Sudoeste – S. S. do Paraíso)

https://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=216548

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *