Veja como assistir eclipse solar total desta segunda-feira (8)
Nesta segunda-feira (8) em algumas partes do mundo as pessoas poderão ver um eclipse solar total e um eclipse solar parcial, que é quando a lua se alinha entre o sol e a terra. Muito aguardado por astrônomos, o fenômeno poderá ser visto em países da América do Norte, como Canadá, Estados Unidos e México.
Para quem desejar ver o fenômeno, o evento acontecerá entre 14h e 17h no horário de Brasília.
Mas afinal de contas, é possível acompanhar o Eclipse do Brasil?
Infelizmente a resposta é, não. O eclipse não poderá ser visto no Brasil. No entanto, admiradores dos fenômenos da astronomia podem acompanhar o momento por transmissão em tempo real que está sendo realizada pela Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA).
A transmissão já está disponível e com mais de 11 mil pessoas aguardando o eclipse. Além disso, a Nasa também transmite o momento pelo seu site.
Outra forma de assistir é acompanhando os lançamentos de foguetes sonda que estudarão a atmosfera antes, durante e depois do eclipse. As decolagens ocorrem entre 15h40 e 17h05 (horário de Brasília) e os foguetes estão programados para saírem com 45 minutos de intervalo.
Por fim, o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma cobertura ao vivo com comentários em português.
O que é um eclipse solar total?
O eclipse solar total acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a face visível do Sol. Mesmo sendo aproximadamente 400 vezes maior do que a Lua, o Sol está cerca de 400 vezes mais distante da Terra do que o satélite natural.
Essa coincidência possibilita a criação do efeito visto durante um eclipse total.
Por que o eclipse solar não será visível no Brasil?
O eclipse solar do dia 8 de abril não será visível no Brasil porque a sombra da Lua não cobrirá toda a superfície da Terra. Isso ocorre em decorrência da órbita da Lua ao redor do planeta e à inclinação do eixo da Terra. Esses fatores determinam a trajetória da sombra lunar durante o eclipse.
Como a órbita da Lua não está perfeitamente alinhada com a Terra, sua sombra atinge diferentes regiões do mundo em momentos diferentes.
Fonte: Itatiaia