• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Março mais quente já registrado na Terra, bate recorde de temperatura global pelo décimo mês consecutivo

Redação9 de abril de 20243min0
calor-39235
Segundo o observatório europeu Copernicus, o período entre abril de 2023 e março de 2024 foi o mais quente já registrado na história

Em março de 2024, testemunhamos um fenômeno sem precedentes: o mês mais quente já registrado em todo o planeta Terra. Esta constatação surge a partir do relatório emitido pelo Observatório Europeu Copernicus (C3S), que foi divulgado na última segunda-feira, 8.

Segundo os cientistas responsáveis pelo relatório do Copernicus, a temperatura global do ar está 1,58ºC acima da média da era pré-industrial, no século 19. E, de acordo com os dados divulgados no relatório, este foi o décimo mês consecutivo de recordes de calor da história do planeta Terra.

Em entrevista ao jornal Euro News, Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço Climático Copernicus (C3S), explicou que devemos reduzir as emissões de gases do efeito estufa para melhorar a temperatura do planeta.

“A temperatura média global é a mais alta já registrada, com os últimos 12 meses a 1,58°C acima dos níveis pré-industriais. Para melhorar essa situação, precisamos de uma redução rápida nas emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Samantha Burgess.

No relatório, os cientistas do observatório europeu também destacaram que a principal razão para o calor acima da média são as emissões de gases de efeito estufa. Adicionalmente, o fenômeno El Niño também teve papel significativo no aumento da temperatura nos últimos meses.

Em entrevista ao Euro News, Carlo Buontempo, diretor do C3S, explicou que o fenômeno El Niño iniciado em junho não é suficiente para explicar completamente a sequência excepcionalmente quente dos últimos 10 meses. Ele enfatizou que enquanto o El Niño pode contribuir de forma variável para a temperatura média global, os principais responsáveis continuam sendo os gases de efeito estufa.

Fonte: Terra

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *