• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Seis hábitos capazes de aumentar o ‘hormônio da felicidade’

Redação15 de abril de 20246min0
Tamyres15424
Tamyres Fontes

Não existe receita para ser feliz, mas é possível impulsionar a produção de serotonina

Estudos mostram que quem cultiva a gratidão cria um movimento positivo de resiliência, aceitação e bem-estar Getty Images
Se nosso bem-estar influencia diretamente o humor, a qualidade do sono e até a disposição para lidar com desafios, adotar certos hábitos como parte da rotina é um passo significativo na busca por uma jornada mais feliz, impulsionando a produção do neurotransmissor serotonina, conhecido como “hormônio da felicidade”.
A primeira atitude para virar essa chave é trazer para a vida a célebre frase de Guimarães Rosa, considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX, que diz que “felicidade se acha é em horinhas de descuido”.
— O problema é que as pessoas esperam coisas muito grandes da felicidade e se esquecem de valorizar as pequenas, que acontecem todos os dias. — diz a geriatra e psiquiatra Roberta França.
Na tentativa de mudar esse cenário e fazer o corpo produzir os chamados hormônios da felicidade, ela sugere a seus pacientes que construam o que ela chama de potinho da gratidão.
— Oriento que, todos os dias, eles escrevam em um papelzinho pelo menos uma coisa que tenha acontecido de bom e depositem ali. No fim do mês, peço que abram todos e os leiam — ensina.
A ideia por trás da atividade é fazer o indivíduo perceber a quantidade de coisas positivas que aconteceram ao longo daquele período e foram esquecidas porque, eventualmente, ocorreu algum momento não tão agradável que anulou todos os outros.
— Estudos mostram que precisamos de três acontecimentos bons para neutralizar uma coisa negativa— observa a médica.
Roberta sugere a seguir mudanças no dia a dia, capazes de produzir grandes resultados na maneira de encarar a vida.

1- GRATIDÃO
Por mais que possa parecer bobagem, piegas ou coisa de coach, Roberta aponta estudos que mostram que quem cultiva a gratidão cria um movimento de resiliência, aceitação e bem-estar:
— Quem agradece pelas coisas que acontecem, sejam boas ou ruins, têm um sentimento maior de felicidade — afirma.
A médica chama a atenção para o fato de que nem tudo que, a princípio, soa negativo deve necessariamente ser encarado dessa forma.
— Muitas vezes, aquilo que a gente não queria que acontecesse é necessário para que as coisas se tornem melhores.
Segundo ela, pessoas que têm a capacidade de ressignificar os momentos difíceis e conseguem enxergar as situações desagradáveis da vida como exemplo ou lição são

2- EXERCÍCIO
— A atividade física regular libera uma série de substâncias e hormônios endógenos, que a gente produz sem precisar tomar nada. Isso traz uma sensação de bem-estar e também levam a esse movimento de alegria e felicidade — afirma Roberta.
3- CONSCIÊNCIA
— Algumas pessoas atrelam a felicidade, a alegria e o bem-estar ao consumo. Se eu tenho dinheiro para comprar, eu estou feliz, se não tenho, me sinto frustrado — destaca.
Aqui, vale observar que o que traz alegria para determinada pessoa, para outra, pode ser uma coisa absolutamente banal.
— É esse olhar que vai nos dar a consciência do que é felicidade.

4- MEDITAR
Mindfulness, transcendental ou qualquer tipo de meditação ajudam muito na busca pela felicidade.
— O que vale é o ato em si, de parar e estar consigo mesmo. Parece óbvio, mas ninguém quer fazer muito essas coisas porque dá trabalho.

5- ESPIRITUALIDADE
Segundo Roberta, estudos mostram que pessoas que abraçam alguma crença, seja ela qual for, têm um sentimento de mais amor ao próximo, mais empatia e maior solidariedade.
— Não importa o nome que ela dê para Deus, isso também gera a sensação de felicidade.

6- LUZ SOLAR
Nós brasileiros temos a sorte de ter sol grande parte do ano. Devidamente protegidos com protetor solar, podemos colher os benefícios dele para nossa atividade cognitiva.
— É comum, em lugares muito frios, onde falta sol e o inverno dura muito tempo, as pessoas terem a sensação de tristeza, de falta de ânimo e de vontade — conclui a médica.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *