• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

‘Cometa do diabo’ será visto no Brasil a partir de 21 de abril

Redação16 de abril de 20246min0
15145330374122
Originalmente, o cometa 12P/Pons-Brooks foi descoberto pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, em 1812, mas foi observado novamente pelo astrônomo inglês William Robert Brooks em 1883.

Também conhecido como cometa do diabo, sua última observação ocorreu em meados da década de 1950, mas em breve poderá ser visualizado pelos brasileiros.

De acordo com um artigo científico, o cometa é maior que o Monte Everest, que possui aproximadamente 9 quilômetros de altura; enquanto isso, o objeto cósmico pode ter cerca de 17 quilômetros de diâmetro. Os cientistas explicam que a medição foi realizada a partir do brilho emitido por 12P/Pons-Brooks, mas ainda não conseguiram confirmar a medida por meio de observações diretas.

Os astrônomos afirmam que o cometa do diabo tem um curto período e é semelhante ao Halley, pois orbita o Sol a cada 71,2 anos. O objeto celeste foi nomeado cometa do diabo devido a uma explosão aleatória que expeliu gás e poeira cósmica, atingindo assim um brilho aproximadamente 100 vezes maior que o normal — isso aconteceu em julho de 2023.

A explosão causou uma forma de chifre na cauda do cometa, mas logo depois voltou ao normal até explodir novamente no início de março. Os cientistas ainda não entenderam o motivo dessa aparência, mas acreditam que tenha relação com a forma desigual com que o cometa expeliu gás e poeira cósmica.

Como observar o ‘cometa do chifrudo’

No Brasil, a visibilidade do ‘chifrudo’ começará no dia 21 de abril, mas seu ponto mais próximo da Terra ocorrerá apenas em junho — no Hemisfério Sul, o cometa será visível entre abril e maio.

O horário de observação depende da região de cada espectador, isso ocorre principalmente devido às diferenças de horário do pôr do Sol ao redor do país. Você deve olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do Sol, para assistir ao espetáculo; as regiões Norte e Nordeste serão os melhores pontos de observação.

Apesar de ser chamado de 'cometa do diabo', não há nenhum risco de colisão com a Terra.Apesar de ser chamado de ‘cometa do diabo’, não há nenhum risco de colisão com a Terra.Fonte:  NASA/ Shengyu Li/Shaining 

Qual é o melhor horário para observar o cometa 12P/Pons-Brooks?

  • No Norte, o cometa do diabo poderá ser visualizado até às 19h50, principalmente no Acre;
  • No Nordeste, será possível observar o fenômeno entre 17h45 e 18h20;
  • No Rio de Janeiro, os espectadores podem assistir ao evento até as 18h20.

O objeto já estava sendo avistado no Hemisfério Norte, mas quando estiver em seu ponto de órbita mais próximo do Sol, no dia 21 de abril, será mais fácil visualizá-lo do Hemisfério Sul. Após ficar mais próximo da Terra em junho, o cometa será atraído gravitacionalmente de volta ao Sistema Solar exterior e retornará somente em 2095.

“A visibilidade do cometa 12P/Pons-Brooks varia. Quando está altamente ativo e próximo da Terra, pode parecer muito brilhante. Outras vezes, pode aparecer apenas fraco. O cometa alcançará seu ponto mais próximo da Terra em junho de 2024”, a Agência Espacial Europeia (ESA) explica em uma publicação oficial.

Imagem: NASA/ Dan Bartlett

Fonte: TecMundo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *