• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Frio chega às regiões Sul e Sudeste. As temperaturas caem 10ºC e há risco de geadas!

Redação19 de abril de 20247min0
temperatura-5-2dd53f84c3
Previsões indicam que as temperaturas mínimas caem cerca de 10ºC nos próximos dias, e podem chegar muito perto dos 0ºC em alguns municípios do Sul e Sudeste - ocasionando geadas pontuais.

Com a passagem de uma frente fria pelo Brasil, penetra também pelo país uma massa de ar frio que faz as temperaturas caírem consideravelmente na região Sul, em boa parte do Sudeste e também em um pequeno trecho do Centro-Oeste.

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso sobre o declínio de até 5ºC nas temperaturas, com leve risco à saúde. Entre os Estados afetados estão o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, maior parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além de uma parte de Minas Gerais, que compreende a Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul mineiro.

Previsão de temperaturas mínimas para sexta-feira (19) mostra valores abaixo dos 10ºC em boa parte do Sul (sinalizados pelas cores esverdeadas), com valores sustentados próximos dos 4ºC.

Já nesta madrugada de quinta-feira (18), as temperaturas registradas em parte da região Sul ficaram abaixo dos 10ºC, uma queda significativa em relação ao que havia sido registrado anteriormente.

Em São Joaquim, a mínima registrada na terça-feira (16) foi de 16,9ºC. Na quarta-feira (17), com o avanço da massa de ar frio, a mínima caiu para 10,3ºC. De acordo com previsões preliminares, as temperaturas mínimas nesta quinta (18) já chegam a 6ºC – o que, na prática, significa que houve uma queda de mais de 10ºC em apenas 48h nas temperaturas mínimas.

Além disso, entre esta quinta-feira e a sexta-feira (19), as temperaturas mínimas ficam muito baixas e, pontualmente, podem chegar a valores próximos dos 0ºC especialmente na região da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense, o que pode ocasionar as primeiras geadas do outono de 2024 no Sul.

Vai fazer frio no fim de semana?

A resposta é sim. A porção central da região Sul continuará registrando mínimas abaixo dos 10ºC, com os demais municípios registrando mínimas entre 10ºC e 15ºC, durante a madrugada e o início da manhã. As temperaturas máximas, registradas durante a tarde, se mantém em torno dos 25ºC, um valor relativamente baixo.

Previsão de temperaturas máximas para sábado (20) mostra valores próximos dos 25ºC para a maior parte da região Sul, sinalizando que este será um fim de semana frio na maior parte da região.

As temperaturas também vão cair consideravelmente no Sudeste. As temperaturas mínimas também caem para valores em torno dos 15ºC em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Na região que compreende o Vale do Paraíba e seus arredores – inclusive o Sul mineiro e o Sul fluminense – as temperaturas também podem chegar, pontualmente, a valores próximos dos 0ºC. Isso significa que, na madrugada de sábado (20), geadas pontuais também podem ser registradas no Sudeste – as primeiras de 2024.

Previsão de temperaturas mínimas para sábado (20) mostra valores abaixo dos 10ºC na região do Vale do Paraíba (cores esverdeadas), com valores sustentados próximos dos 3ºC.

No Centro-Oeste, o frio será sentido apenas no Mato Grosso do Sul – Onde as mínimas podem chegar a valores próximos dos 15ºC na área de Campo Grande e no Sul do Estado ao longo dos próximos dias. Nos demais Estados, permanece o tempo quente.

EM RESUMO, os próximos dias serão frios no Sul e em boa parte do Sudeste. A queda de temperaturas pode ocasionar geadas pontuais na serra catarinense e gaúcha entre a quinta (18) e sexta-feira (19). Geadas pontuais também podem acabar se formando na região do Vale do Paraíba, no Sudeste, durante o fim de semana.

Fonte: Meteored Tempo.com

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *