• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Minas Gerais pode ter um novo feriado santo em setembro; entenda

Redação9 de maio de 20242min0
calendario-data-25335
O Projeto de Lei (PL) 1.401/23, do deputado Leleco Pimentel (PT), foi apresentado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Minas Gerais pode ter um novo feriado santo. O Projeto de Lei (PL) 1.401/23, do deputado Leleco Pimentel (PT),  sugere que o dia 15 de setembro, data dedicada a Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado, seja transformado em feriado estadual. A proposição foi protocolada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O deputado justificou a proposta com base na importância religiosa, cultural, turística, social e econômica da devoção à Nossa Senhora da Piedade. Segundo ele, com o feriado, o santuário dedicado à santa, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, poderá ser mais visitado.

“A população mineira precisa deste ambiente da fé para continuar tendo esperança”, declarou. Leleco argumentou ainda que a instituição da data seria uma forma de alertar sobre as ameaças de destruição à Serra da Piedade, que abriga o santuário, pela atividade minerária. “Precisamos falar desses espaços religiosos que se tornaram refúgios para garantir a preservação da nossa casa comum, tão atacada pelas mineradoras”, disse ele.

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade abriga a imagem da santa, esculpida no século XVIII por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Do local é possível ver as cidades de Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano. O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *