• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Seja Mesário(a) e fortaleça a Democracia!!

Redação15 de maio de 20245min0
Mesario2024
O trabalho não é remunerado, mas há boas vantagens

Já pensou em ser mesária voluntária e mesário voluntário e participar de forma ativa das eleições do país? A função é de extrema importância e contribui para o fortalecimento da Democracia. É possível se voluntariar. Basta ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Quero me voluntariar!!!

O processo é simples: através do site do Tribunal Regional Eleitoral do Minas Gerais (TRE-MG), acesse www.tre-mg.jus.br> Eleições > Mesários > Inscreva-se como mesário(a) voluntário(a).

Já pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br) acesse o Canal do Mesário e confira o passo a passo para inscrição. Vale lembrar que só é possível se candidatar para a zona eleitoral em que está cadastrado o seu título de eleitor. Na página criada especialmente para quem quer trabalhar ou já trabalha como mesária ou mesário, você pode tirar todas as dúvidas sobre a função.

O cadastro também pode ser feito pelo e-Título, aplicativo móvel que permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor registradas na Justiça Eleitoral. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android, nas lojas Google Play e Apple Store. Para se cadastrar, é necessário informar o número do título ou do CPF, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais.

Após se inscrever, seu nome entrará para uma lista e, quando houver necessidade, a zona eleitoral fará a convocação para trabalhar como mesária ou mesário na eleição.

Funções do mesário(a)

As funções desses colaboradores da Justiça Eleitoral vão desde controlar o fluxo na seção eleitoral, que começa com a chegada dos eleitores e organização da fila, até a conferência de documentos de identificação do eleitor no caderno de votação. Os mesários e as mesárias também preenchem um documento chamado de ata da votação e da mesa receptora, no qual devem ser registradas todas as ocorrências ao longo do dia de eleição.

Vantagens

Além de contribuir para a lisura do processo eleitoral e democrático do país, as mesárias e os mesários convocados têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e acompanhar de perto a realização das eleições brasileiras.

O trabalho não é remunerado, mas há boas vantagens: direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário; auxílio-alimentação para o dia da eleição; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais.

Em Muzambinho e em Juruaia, o mesário também tem isenção da taxa de inscrição em Concursos Públicos dos referidos municípios e vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital.

 

Fonte: Cartório da 189ª Zona Eleitoral de Muzambinho/MG

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *