• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Coluna Agronegócio – por Denise Bueno

Redação18 de maio de 20244min0
CNAJovem
Formação de novas lideranças

CNA JOVEM

Os vencedores da 5ª edição do CNA Jovem, programa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, para a formação de novas lideranças, iniciaram as visitas técnicas por Minas Gerais, no último dia 13/05 e percorreram cinco municípios. O início da missão foi em Belo Horizonte, na sede da FAEMG, onde foram recepcionados pelo presidente, Antônio Pitangui de Salvo.

O grupo com jovens dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Goiás se destacaram nos desafios propostos durante a realização do programa, que tem duração de um ano, ao desenvolverem  iniciativas inovadoras em diversas áreas com foco no produtor e nas comunidades locais. Formado por médicos veterinários, engenheiro de produção, agrônomos, advogados, administradores, os jovens destacaram a importância do crescimento pessoal e profissional durante todo o processo.

Campo

Depois de Belo Horizonte, o grupo parou em São Roque de Minas, na Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN). Por lá aprenderam os processos de fabricação do queijo Canastra e visitaram à fazenda Roça da Cidade, propriedade de Hugo Leite, participante da 4ª edição do CNA Jovem. O produtor contou sua trajetória empreendedora familiar na região e como foi a participação no programa.

Passos

Em Passos, os jovens conheceram a estrutura do Sindicato dos Produtores Rurais, um dos maiores do Estado, gravaram um podcast com o presidente Elder Maia dos Reis e visitaram a Fazenda Santa Luzia, recepcionados pelo produtor Maurício Silveira Coelho. Conheceram todo o processo de produção da fazenda, que produz 45.000 litros\leite\dia, bem como toda a sua estrutura voltada a sustentabilidade e proteção ambiental. O debate também se estendeu a sucessão familiar.

A viagem seguiu pelo Sul de Minas. Em Machado conheceram o projeto Frutas Vermelhas, que atende a agricultura familiar e que tem o apoio do Senar Minas desde o início dos trabalhos. Na sequência seguiram para Varginha para conhecerem os processos de produção de café, visitaram o Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar e a Cooperativa Agroindustrial Minasul, considerada a 2° maior cooperativa exportadora de café no Brasil. A viagem foi encerrada na fazenda Tachos, cujos proprietários estão no mercado do café há 40 anos.

O futuro  

Integrar o jovem na classe sindical e fortalecer o protagonismo feminino é uma das missões, das integrantes do grupo, destacada pela zootecnista Paloma de Souza Machado, que atua na Federação da Bahia, a FAEB. “Nós por sermos mulheres e atuantes no setor do agronegócio levamos esse lema conosco, para as nossas produtoras rurais e pessoas que integram todo o sistema. Eu vou atuar no programa FAEB Jovem para fortalecer as cadeias produtivas e integrar as mulheres”.

Acompanharam os jovens nesta missão, Silvana Novais, gerente da Mulher, Jovem e Inovação do Sistema Faemg Senar, a coordenadora do CNA Jovem, Fernanda Nonato e equipes das Regionais do Sistema Faemg de Passos e Varginha.

[email protected]

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *