• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Hábitos e Ações que Ajudarão o Bom Funcionamento de Sua Vida Psíquica

Redação27 de maio de 20245min0

Nossa vida psíquica não está separada de nossa vida física, pois elas andam juntas. E ao tratar de hábitos e ações que possam ajudar a vida psíquica estaremos falando, também, de atos que envolvem nossa vida física (biológica). Na literatura sobre o assunto que estamos abordando aqui há muitas indicações e você pode pesquisar e enriquecer mais seus conhecimentos sobre o assunto. Mas vamos falar um pouco de alguns hábitos e ações que lhe ajudarão a estar bem consigo próprio (a).

A leitura de bons livros é a indicação que trazemos para você como primazia. Você sabia que há uma ciência cujo o meio de tratar males é a leitura de livros? Sim, existe esta ciência. Ela se chama Biblioterapia. A Biblioterapia é uma prática milenar e a muito tempo é considerada como uma ciência. Nesta ciência, os livros são identificados como terapeutas. Há até formações para quem quer atuar profissionalmente como indicador de livro, ou seja, os biblioterapeutas. Estes atuam como mediadores entre os livros e os leitores (pacientes). Muitos males são tratados pela Biblioterapia, como ansiedade, depressão, medos etc. Para saber mais sobre a Biblioterapia visite o site do autor em: https://biblioterapiaonline.blogspot.com/

Depois de falarmos sobre a leitura e a Biblioterapia que agem como tratamento e prevenção de males, vamos falar sobre outros hábitos como o estar perto do natural, ou seja, ter contato com a natureza. Esse hábito nos ajuda a encontrarmos com nossa essência, pois somos seres que fazem parte da natureza. E a natureza completa nosso interior.

Outro hábito é ter boas conversas, ou seja, conversas descontraídas. Esse tipo de conversa ajuda-nos a relaxar e diminuir a tensão da vida. Atreladas às boas conversas, estão as boas amizades, pois ter amigos nos ajuda a crescermos positivamente como pessoas.

Outro ponto é ter alguém que possamos falar sobre nossa intimidade. Isso é algo fundamental. Pode ser um (a) amigo (a) que confiamos ou um (a) psicoterapeuta, isso depende do estado em que nos encontramos.

É interessante também falarmos sobre ter uma vida leve, ou seja, buscar não cobrarmos muitos de nós mesmos. Ou seja, não quer ser perfeito em tudo. Temos que buscarmos o equilíbrio em tudo que fazemos e pensamos.

Ter a postura de sempre estar na condição de aprendiz também é necessário para o nosso bem-estar interior. E isso conseguimos quando buscamos novos conhecimentos em áreas distintas. E também ter a postura de aprendiz da vida, pois sempre temos que aprender algo.

Buscar não esperar muitos dos outros também é uma forma de não nos frustrarmos em nossas vidas. É entender que as pessoas são pessoas como nós somos com virtudes e limitações.

E não pode faltar a atividade física, não é verdade? Assim como buscarmos ter boa alimentação, pois como dissemos, não podemos separar vida psíquica da vida física (biológica).

A sensibilização à condição dos outros também nos ajuda a sermos mais emocionalmente humanizados. E isso ajuda a aceitar nossas limitações. Para isso busque estar mais atento à vida daqueles que sofrem de diferentes maneiras.

Bem, poderíamos falar sobre muitas coisas que podem ajudar nossa vida psíquicas, mas o objetivo deste artigo é apenas chamar sua atenção para o cuidado necessário para com o seu bem-estar psíquico no presente e também no futuro.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *