• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Brasileiro gasta quase um terço da compra no mercado com proteína animal

Redação13 de junho de 20243min0
embalagens-de-carne-bovina-em-supermercado_1_85736
Pesquisa também revelou que 35% da carne consumida é de boi; acém e chã de dentro são os cortes mais populares

Quando o assunto é orçamento familiar, os brasileiros destinam 36% do valor para o consumo de alimentos e bebidas dentro de casa. E dentre essas compras feitas no supermercado, quase um terço dos itens colocados no carrinho correspondem à proteína animal – carnes, ovos, leites e derivados – de acordo com levantamento feito pela Kantar, empresa especializada em analisar hábitos de consumo.

Mesmo com um preço mais elevado, a carne bovina corresponde a 35% entre as proteínas compradas em média pela população brasileira. Os cortes campeões de consumo são o acém e o coxão mole – também conhecido como chã de dentro. Já as classes A e B são as que mais consomem carne vermelha, conforme o levantamento.

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o índice oficial de inflação do Brasil, houve diminuição no preço dos dois cortes de carne apontados pela pesquisa nos últimos 12 meses. O acém teve redução de 8,37% no país e de 6,26% em BH. O coxão mole, ou chã de dentro, teve queda de 7,13% no país e 7,73% na capital mineira.

Ainda segundo a pesquisa, as carnes bovinas estão presentes em 89% dos lares, com um incremento de +4,2% de novas ocasiões de consumo nas refeições caseiras. E essa participação se torna ainda maior caso a refeição envolva apenas proteínas.

Segundo o IPCA, outros cortes bovinos também apresentaram redução nos preços. O contra-filé caiu 7,99% no país e 8,85% em BH. A picanha teve diminuição de 9,11% do Brasil e de 0,46% na capital mineira. Já o filé-mignon teve queda de 6,57% no país. O valor em BH não foi revelado.

Para Silvia Durazzo, gerente de Contas da Kantar, a menor inflação dos preços dos alimentos é um fator essencial para o aumento do consumo. “Com o bolso mais confortável, o consumidor pode sair do básico e ampliar ocasiões de categorias como carnes vermelhas.”

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *