• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Por que sentimos mais sono no inverno?

Redação20 de junho de 20243min0
mais-sono-inverno
Sabe aquela vontade de não sair da cama nos dias mais frios? Não tem nada a ver com preguiça!

Embora seja muito bom ficar debaixo das cobertas nesse tempo, durante o inverno, de fato sentimos mais sono que o habitual, por conta do aumento do frio e da diminuição da claridade.

Como o sono no inverno aumenta?

O ciclo sono-vigília, que regula o tempo em que dormimos, tem influência direta da luz do sol e, no inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas, o que faz com que tenhamos mais sono.

Isso acontece porque a melatonina, hormônio que regula o sono, é produzida durante o período da noite. Como no inverno o dia termina mais cedo, há um aumento na produção da melatonina e, consequentemente, do sono.

É preciso dormir mais?

Na verdade, o corpo não precisa de horas de sono extras no inverno, mas o frio e a pouca claridade têm esse efeito de nos deixar sonolentos.

No entanto, dormir um pouquinho a mais não vai gerar prejuízos. Na verdade, só dormimos o necessário, pois nosso corpo tem a capacidade de regular a hora certa de acordar.

O que realmente importa é ter um sono de qualidade para recarregar as energias e ter disposição para o dia a dia. Se agasalhar bem e tomar um chá para relaxar antes de se deitar são algumas medidas simples que podem te ajudar a dormir melhor.

Outras mudanças no inverno

Durante o inverno, o humor e o apetite também são afetados. Com a falta de sol, há uma diminuição da produção de serotonina, o hormônio da alegria, o que faz com que as pessoas se sintam mais tristes e desanimadas. Uma boa dica é tomar um sol pela manhã, para aumentar a disposição.

A fome também aumenta no frio, porque nosso corpo gasta toda a energia que tem para manter nossa temperatura estável, uma vez que perdemos calor para o ambiente. Só tome cuidado para não exagerar nas quantidades!

Fonte: CPAPS

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *