• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Governo desmente fake news sobre fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH

Redação8 de julho de 20242min0
Carteira nacional de Habilitação , CNH
Informação falsa, que circula nas redes sociais, se baseia em projeto de lei apresentado pelo deputado Kim Kataguiri

Circula na internet uma informação falsa de que a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não dependeria mais de aulas em Centros de Formação de Condutores (CFC, mais conhecidos como autoescolas). A informação partiu de um site ligado ao universo rural e viralizou nas redes sociais.

Frente a essa fake news, o governo federal desmentiu a informação e garantiu que, para conseguir o documento, o condutor deve passar pelas aulas teóricas e práticas nas autoescolas.

O governo esclarece que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o processo de habilitação e as normas relativas à aprendizagem serão regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). “Por meio da Resolução CONTRAN nº 789, de 18 de junho de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito consolidou as normas sobre o processo de formação de condutores de veículos. Essa norma prevê que a formação do condutor compreende a realização de curso teórico-técnico e de prática de direção veicular junto aos CFC. Após a conclusão do curso de formação, o candidato será submetido ao exame teórico-técnico e ao exame de Direção Veicular”, explica a Secretaria de Comunicação Social.

A notícia falsa tem como origem o Projeto de Lei 4474/20, do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), que torna facultativa a frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Há quatro anos o texto aguarda tramitação em comissões da Câmara dos Deputados.

O texto é baseado no Projeto de Lei n° 6485, de 2019, da ex-senadora Kátia Abreu (PDT/TO). Este PL foi arquivado ao fim da legislatura da senadora, mas manteve sua tramitação ao ser abraçado por Kataguiri.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *