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Sindicato explica por que gasolina ‘subiu mais que reajuste’ em postos de MG

Redação9 de julho de 20243min0
gasolina
MinasPetro cita o aumento do etanol anidro e afirma que os postos ‘assim como os consumidores, ficam à mercê de distribuidoras, refinarias e produtoras de etanol’

O reajuste dos preços dos combustíveis que entrou em vigor nesta terça-feira (9) já pesa no bolso dos consumidores de Minas Gerais, e muitos deles questionam por quê o preço nas bombas subiu acima do aumento anunciado pela Petrobras. O MinasPetro, sindicato que representa os postos e varejistas de combustíveis no estado, emitiu uma nota nesta tarde explicando os motivos pelo qual o aumento chegou aos consumidores em um nível acima do esperado.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro), as distribuidoras estariam repassando aumentos no etanol anidro, substância que representa 27% do preço da gasolina e subiu R$ 0,29 no último mês.

A despeito do anúncio divulgado pela Petrobras de R$ 0,20 no preço do litro da gasolina, os postos do estado vêm percebendo, nas últimas semanas, um aumento do custo do produto que está sendo repassado pelas distribuidoras. Para se ter uma ideia, nos últimos 30 dias, o etanol anidro – que compõe o preço da gasolina em 27% – subiu R$ 0,29. Assim como a população, o empresário repudia qualquer aumento de preço do combustível, o que reflete diretamente em perda de venda na pista de abastecimento e aumento da necessidade de capital de giro. É preciso reforçar que o posto é o último elo da cadeia produtora de combustível, ficando, assim como os consumidores, à mercê de distribuidoras, refinarias e produtoras de etanol’.

Há pouco mais de um ano, quando o ICMS único foi adotado em todo o Brasil, outra entidade também se posicionou após vários questionamentos, já que, na época, o combustível subiu nas bombas acima dos R$ 0,24 esperados. Na época, a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) explicou que a concorrência entre postos poderia explicar a disparidade nos reajustes.

Cada posto vai reajustar conforme a sua necessidade. Onde tiver maior concorrência, a alta no preço vai ser menor. Mas onde a concorrência foi menor ou o mesmo empresário possuir vários postos, há a possibilidade de se cobrar mais caro. A estrutura de preço de cada posto também influencia a formação do valor final’.

Fonte: Itatiaia

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