Minas tem 41 cidades com um candidato a prefeito
Minas Gerais tem 41 cidades que registraram apenas um candidato para concorrer à prefeitura em 2024, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o estado fica atrás apenas do Rio Grande do Sul, que tem 43 municípios na mesma situação, conforme a pesquisa “Os candidatos únicos para as Eleições municipais de 2024: incidência e perfil”, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada nessa terça-feira (20 de agosto).
Nestes casos, para que os candidatos sejam eleitos, basta que tenham apenas um voto, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Conforme o órgão, é necessário que o postulante ao cargo de chefe do Executivo tenha a maioria dos votos válidos, que são aqueles diretamente aos candidatos ou o voto de legenda. Assim, votos nulos e em branco não entram nessa conta.
“Somente se não houvesse nenhum voto válido que a Justiça Eleitoral convocaria nova eleição. Para isso acontecer, só se nem mesmo o próprio candidato votar nele”, explica o TRE-MG.
Brasil tem 214 municípios com um candidato
A nível nacional, a pesquisa da CNM mostra que, em todo o Brasil, 214 cidades contam com apenas um registro de candidatura para prefeito. Considerando a série histórica, entre 2000 e 2024, esse foi o maior número de candidaturas únicas na disputa pelas prefeituras. Conforme a confederação, em comparação com 2020, o cenário dobrou, já que, naquele ano, o fenômeno ocorreu em 107 municípios. Por outro lado, houve uma queda de 20,3% no total de candidatos às prefeituras. Enquanto em 2024 são 15.441 registros, em 2020, foram 19.379.
O levantamento indica, ainda, que o fenômeno ocorre, em especial, em cidades pequenas. A média populacional dos municípios com candidato único é de 6,7 mil habitantes. Conforme a CNM, na lista das 214 cidades que registraram apenas uma candidatura, a menor é Borá (SP), com 907 habitantes, enquanto a maior é Batatais (SP), com 58.402 moradores.
Após o Rio Grande do Sul e Minas Gerais, os estados de São Paulo, Goiás e Paraná aparecem na sequência dos que mais têm cidades com candidatos únicos, com 26, 20 e 18 municípios, respectivamente, nesta situação.
Perfil dos candidatos
Conforme o balanço da CNM, 154 gestores buscam a reeleição, ou seja, quase 70% das 214 candidaturas únicas registradas no Brasil. Com isso, 60 municípios terão novos prefeitos a partir de 2025.
Outro dado avaliado pela pesquisa foi o perfil dos postulantes para prefeitura. A CNM aponta que as candidaturas únicas estão concentradas entre homens brancos e casados, com menor grau de escolaridade, comparado ao total das candidaturas, e idade média de 49 anos. Já em relação aos partidos, o MDB é o com mais candidatos únicos (50), seguido pelo PSD (34), PP (27), União (24) e PL (16).
Fonte: O Tempo