Orçamento do governo federal prevê R$ 2 bi para novos concursos públicos em 2025
O governo reservou uma fatia do Orçamento 2025 para o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) realizar concursos para contratação de 53,5 mil novos servidores. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) entregue ao Congresso Nacional na sexta-feira (30) prevê R$ 2 bilhões para a abertura de novos concursos.
Nesta segunda-feira (2), o secretário do Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Clayton Luiz Montes, indicou que ainda não há previsão de quais concursos serão realizados.
“Como a ministra [Esther Dweck] adiantou, existe, sim, a previsão de novos concursos em 2025. Tem previsão para isso no Orçamento. Não sabemos agora quais concursos serão abertos, mas, existe a dotação orçamentária reservada”, disse.
A ministra da Gestão, Esther Dweck, declarou no mês passado o desejo de realizar uma segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em agosto de 2025.
“Temos falado na possibilidade de um novo concurso unificado, mas ainda é uma possibilidade. Por enquanto, nosso balanço é muito positivo, do ponto de vista da demanda e da opinião pública”, avaliou.
Cerca de 970 mil brasileiros fizeram as provas do CNU no último 18 de agosto. As provas permitirão a seleção de 6.640 novos servidores públicos para atuar em 21 órgãos do governo federal.
Fonte: O Tempo