Diabetes: consumo moderado de frutas ajuda no combate e na prevenção
De acordo com dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023, Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, o diabetes atinge 10,2% da população brasileira. O índice representa aumento com relação a 2021, quando era 9,1%.
Segundo o médico especialista em emagrecimento, Bruno Sanders, o diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Existem dois tipos da doença, diabetes tipo 1 e tipo 2. O diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas deixa de produzir a quantidade adequada de insulina. Dessa forma, a quantidade de açúcar no sangue ficará sempre alta. Por isso, é necessário fazer uso de insulina injetável. É mais comum que o diabetes tipo 1 seja descoberto na infância. Já o diabetes tipo 2 tem relação com os hábitos do paciente. “Por exemplo, ganho de peso, consumo excessivo de carboidratos, de açúcares, que é um tipo de carboidrato. Então, o diabetes tipo 2 está relacionado à resistência à insulina. O que isso quer dizer? A quantidade de insulina produzida pelo pâncreas não é suficiente para suprir o que o paciente precisa”, define.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de cinco porções de frutas e vegetais por dia, cerca de 400 gramas diárias, para o suprir a necessidade diária de vitaminas, minerais e fibras alimentares. Além disso, indica variar o consumo destas frutas para ingestão adequada de minerais e nutrientes presentes em cada fruta.
“As frutas mais maduras tornam-se mais doces no paladar, pois o amido presente nestas frutas é convertido em monossacarídeos (açúcares), mas não existe fruta proibida, mas sim a quantidade correta da porção a ser consumida, quando se fala em evitar ou controlar a Diabetes. É importante ficar atento em relação à ingestão total do carboidrato naquela refeição para evitar picos de glicose no sangue, sendo assim é sugerido dar preferência às frutas com baixo índice glicêmico ou optar por consumi-las juntamente com um alimento fonte de proteína ou fibra para reduzir a carga glicêmica. As frutas mais indicadas para diabéticos ou para evitar a diabetes são frutas com baixo índice glicêmico e alto teor de fibras: maçã, pera, frutas vermelhas (morango, mirtilo, framboesa), pêssego e kiwi. As frutas que possuem índice glicêmico mais alto como banana, caqui, ameixa, manga, mamão, melancia, melão; são frutas que precisam ter consumo moderado ou ser consumidas junto com uma fonte de proteína ou carboidrato para evitar o pico de glicose no sangue. O consumo do suco da fruta natural não é aconselhado devido alto potencial de pico de glicose no sangue, neste caso, para evitar ou melhorar a diabetes”, conclui Bruno Sanders, o médico especialista em emagrecimento.
Fonte: Itatiaia