Expectativa de contratação em Minas Gerais é a maior do País para o próximo trimestre
Minas Gerais é o Estado que tem a maior expectativa de contratação no País prevista para o próximo trimestre, obtendo o melhor índice (35%), seguido da cidade de São Paulo (32%), do estado de São Paulo (30%), do Paraná (26%) e do Rio de Janeiro (15%). Outras regiões do País representam 29%.
Os dados são da Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q4 2024, desenvolvida trimestralmente pelo ManpowerGroup, empresa especializada em recrutamento e seleção.
Segundo o levantamento, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking global entre os países que mais pretendem contratar, sendo que 43% das empresas do País têm previsão de contratações para os próximos três meses.
A pesquisa também mostrou que a expectativa de emprego líquida no Brasil para o período – calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar – é positiva em 32%, elevação de cinco pontos percentuais no comparativo com o trimestre anterior, que foi 27%.
De acordo com a diretora de Operações do ManpowerGroup Brasil, Ana Guimarães, no País, 80% das empresas afirmam ter dificuldades em encontrar os profissionais com as competências que necessitam.
“Por isso, é importante o investimento em programas de capacitação para desenvolvimento de hard e soft skills. O papel das empresas em meio aos desafios no mercado de trabalho é fundamental, seja para conquistar ou reter os melhores talentos”, considerou Ana Guimarães.
Entre os setores com maior índice de escassez de talentos estão os de Energia & Serviços de Utilidade Pública (90%), Saúde & Ciências da Vida (87%), Bens de Consumo & Serviços (83%), Indústria & Materiais (80%), Transporte, Logística & Automotivo (80%) e Tecnologia da Informação (79%).
Veja a expectativa de emprego em setores chave no Brasil
Energia & Serviços de Utilidade Pública 40%
Tecnologia da Informação (TI) 38%
Transporte, Logística & Automotivo 33%
Finanças & Imobiliário 32%
Bens de Consumo & Serviços 30%
Indústria & Materiais 30%
Serviços de Comunicação 29%
Saúde & Ciências da Vida 20%
Outros/Nenhum dos anteriores 20%
Já no cenário mundial, o setor de TI segue liderando o ranking de expectativa de contratações pelo oitavo trimestre consecutivo, com 35%, seguido pelo setor de Finanças & Imobiliário (32%), Saúde & Ciências da Vida (26%), Indústria & Materiais (26%) e Transporte, Logística & Automotivo (26%).
Fonte: Diário do Comércio