Um em cada quatro brasileiros perdeu dinheiro em golpes digitais nos últimos 12 meses, diz pesquisa
Uma pesquisa do DataSenado revela que um em cada quatro brasileiros foi vítima de golpe digital nos últimos 12 meses. Entre as vítimas, 90% vivem em áreas urbanas, e as principais fraudes envolvem clonagem de cartão, invasão de contas bancárias e golpes na internet.
Os mais afetados têm entre 16 e 29 anos, representando 27% dos casos. Em contrapartida, pessoas entre 50 e 59 anos são as menos vulneráveis, com 14%. Curiosamente, apenas 16% dos idosos foram vítimas, contrariando o senso comum.
Homens e mulheres foram igualmente atingidos, mas a pesquisa mostra que, entre cor/raça, 57% dos golpes envolveram pretos, pardos e indígenas. Quando analisado o grau de escolaridade, pessoas com ensino médio completo são as mais afetadas, com 35% das ocorrências, seguidas por quem possui ensino superior e ensino fundamental.
Além disso, 34% das vítimas estão desocupadas ou fora da força de trabalho, e a maioria ganha até dois salários mínimos.
Fonte: Agência Brasil