• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Vírus Marburg, tão letal quanto Ebola, preocupa OMS; veja sintomas

Redação3 de outubro de 20248min0
virus-doenca-cientista-33335
Ruanda sofre com surto do patógeno que tem mortalidade de 88%; veja como se proteger

O número de mortos pelo vírus Marburg aumentou para 11 em Ruanda, na África, de acordo com comunicado do Ministério da Saúde do país. Foi confirmado que cerca de 29 pessoas contraíram a doença desde o início do surto em 27 de setembro. Dezenove deles estavam isolados e recebendo tratamento em todo o país.

Os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças disseram nessa terça-feira (1°) que a maioria dos casos era de profissionais de saúde e mais de 290 contatos foram rastreados. O rastreamento e a testagem de pessoas próximas aos infectados, segundo o Ministério da Saúde local, está em andamento, com mais de 300 pessoas sendo monitoradas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) coordena as ações para controle e prevenção de casos no país e em nações vizinhas.

A entidade define a doença de Marburg como altamente viral e responsável por um quadro de febre hemorrágica com taxa de mortalidade que chega a 88%, dependendo da cepa e do gerenciamento de casos. Pertencente à mesma família do vírus Ebola, o Marburg provoca sintomas que começam de forma rápida, incluindo febre alta, dor de cabeça severa e forte mal-estar. Muitos pacientes desenvolvem sintomas hemorrágicos graves em um período de apenas sete dias.

O que é o Marburg e quais os sintomas?

O Marburg é um vírus raro da família Filoviridae, mesma do ebola, que causa uma febre hemorrágica. Trata-se de uma zoonose, ou seja, uma doença disseminada normalmente entre animais que passou a contaminar humanos — como foi o caso com o HIV, a Covid-19 e a monkeypox.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela começa repentinamente, com altas temperaturas, dor de cabeça e mal-estar intensos. A maioria dos pacientes desenvolve quadros graves em até 7 dias. O patógeno é altamente letal, chegando a uma mortalidade de 88% dos casos (muito próxima dos 90% do vírus ebola), segundo a organização.

Como acontece e infecção e a transmissão do Marburg?

Inicialmente, seres humanos podem ser infectados ao entrarem em contato com morcegos Rousettus, um tipo de morcego frugívoro (que se alimentam de frutas) frequentemente encontrado em minas e cavernas. Já a transmissão de pessoa para pessoa acontece principalmente por meio do contato com fluidos corporais de pessoas infectadas, incluindo sangue, fezes, vômito, saliva, urina, suor, leite materno, sêmen e fluidos da gravidez.

A infecção também ocorre por meio do contato com superfícies e materiais contaminados com esses fluidos corporais. A doença não se espalha pelo ar. A OMS alerta que o vírus, muitas vezes, se espalha de um membro da família para outro ou ainda de um paciente para um profissional de saúde que não utilize equipamentos de proteção adequados.

Pessoas infectadas permanecem transmitindo o Marburg enquanto houver carga viral no sangue, o que significa que os pacientes devem receber tratamento em unidades de saúde específicas e aguardar que testes laboratoriais confirmem o momento de retornar ao convívio em segurança.

Quais são os sintomas do Marburg?

Os primeiros sintomas podem surgir logo após a infecção e incluem febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa e cansaço intenso. Dores musculares também são sintomas iniciais comuns. O quadro tende a se agravar com o passar do tempo, quando aparecem náuseas, vômitos, dores de estômago e/ou no peito, erupções cutâneas e diarreia, que podem durar cerca de uma semana.

Nas fases tardias da doença, é comum ocorrer sangramento em diversos locais do corpo, como gengivas, nariz e ânus. Os pacientes podem sofrer choque, delírio e falência de órgãos.

De acordo com a OMS, os sintomas de infecção por Marburg mais relatados são:

  • febre;
  • dor nas costas;
  • dor muscular;
  • dor de estômago;
  • perda de apetite;
  • vômito;
  • letargia;
  • irritação na pele;
  • dificuldade em engolir;
  • dor de cabeça;
  • diarreia;
  • soluço;
  • dificuldade para respirar.

Há tratamento ou vacina para o Marburg?

Não há vacinas ou tratamentos antivirais aprovados, embora uma série de fármacos estejam em testes. A OMS criou um consórcio para vacinas contra o vírus Marburg (MARVAC).

O grupo reúne líderes na área de desenvolvimento de imunizantes que trabalham juntos para o avanço nas pesquisas em relação ao vírus. O objetivo pode ser direcionar esforços para avançar em estudos durante o surto.

Quando ele foi descoberto?

O vírus foi descoberto nas cidades de Marburg e Frankfurt, na Alemanha, em 1967. Na época, funcionários de laboratórios adoeceram após entrarem em contato com tecidos de macacos infectados que vieram de Uganda.

Os vírus Marburg e Ebola provocam a mesma doença?

Conforme a OMS classifica ambas as infecções como raras e semelhantes, mas causadas por vírus distintos, ambos membros da família dos filovírus e com capacidade de causar surtos com altas taxas de mortalidade. A doença de Marburg pode ser confundida com outros quadros infecciosos como ebola, malária, febre tifoide e dengue, em razão da semelhança dos sintomas.

Por esse motivo, apenas a testagem realizada em laboratório, utilizando amostras de sangue, tecido ou outros fluidos corporais do paciente, pode confirmar a infecção.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *