Mineiros pretendem gastar mais na Black Friday
Celebrada no dia 29 de novembro, a Black Friday promete movimentar diferentes setores do comércio em Minas Gerais. Neste ano, 61% dos mineiros pretendem aumentar o consumo na data, que segue se consolidando como um dos principais eventos varejistas do Brasil.
Os dados, divulgados pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), apontam que os setores de Eletrônicos e Eletrodomésticos (25,1%) e Vestuário e Calçados (24,7%) estão entre as principais preferências dos consumidores. Em seguida, Supermercado e Hipermercado (11,6%), Cosméticos e Perfumaria (11,2%) e Móveis (7,7%) também possuem uma fatia expressiva na intenção de compra.
O economista da FCDL-MG, Vinicius Carlos, aponta que apesar de não ter o apelo emocional de outras datas, como o Natal, por exemplo, a Black Friday tem como foco o desconto nos preços, o que atrai consumidores que buscam promoções. “A data envolve todo o público. O momento é ideal para o lojista elaborar um plano de ação e testar estratégias para maximizar resultados para o Natal”, diz.
Ao analisar o cenário nacional, o economista destaca que o período exige cautela em razão da inflação e da alta nos juros. Apesar disso, a alta empregabilidade em Minas Gerais, aliada ao pagamento do 13º salário, promete recuperar o poder de compra da população e injetar R$ 16 bilhões na economia do Estado.
“Nossa expectativa é de aumento nas vendas graças às melhores variáveis macroeconômicas. O que pode impactar no resultado é a sensibilidade com aumento de preço, ou seja, se o consumidor não sentir um diferencial no preço ele não irá adquirir produtos”, analisa o economista.
Maioria opta por compras on-line e parceladas
Para 2024, as compras on-line seguem se destacando em razão da comodidade e da atratividade nos preços, configurando-se como principal meio de compra para 54% dos mineiros na data. Enquanto isso, 46% dos entrevistados não abrem mão de ir às lojas físicas.
Em relação aos meios de pagamento, 52% preferem pagar através do cartão de crédito parcelado. “A maioria dos consumidores quer comprar artigos eletrônicos e eletrodomésticos, que são itens de maior valor agregado. Por isso, o parcelamento no cartão de crédito se torna uma opção atrativa, pois dilui esse valor ao longo dos meses, sem comprometer de uma só vez o orçamento”, explica Vinicius Carlos.
Em seguida, as opções de crédito à vista e Pix aparecem com 16% cada. Já as opções cartão de débito (13%) e dinheiro (3%) estão entre as formas de pagamento menos utilizadas no período.
A pesquisa da FCDL-MG destaca, por fim, que 80% dos entrevistados em Minas Gerais deixarão para última hora as compras na Black Friday, já que acreditam que no dia oficial – 29 de novembro – haverá maiores descontos.
Fonte: Diário do Comércio