Verão começa com chuvas fortes e alerta para temporais
O primeiro fim de semana do verão deve ser de temporais em boa parte do país. O verão começa no sábado (21), às 6h20, horário de Brasília. A previsão é chuvas acima da média e temperatura mais próximas da normalidade para a estação.
Para a sexta-feira (20), o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alertas metereológicos que vão do alerta amarelo (perigo) ao alerta vermelho (grande perigo). No Sul e Sudeste, Paraná e São Paulo estão com alertas amarelos e laranja (perigo) para chuvas fortes e ventanias. No Centro Oeste, Mato Grosso do Sul também está faixa do alerta laranja.
Demais estados do Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal) e boa parte da região Norte (Amazonas, Pará e Rondônia estão na faixa amarela de alertas metereológicos, que também atinge o sul do Maranhão e do Piauí, bem como o oeste da Bahia, no Nordeste.
Previsão para o início do verão
No primeiro dia do verão, sábado (21), a expectativa é de chuvas fortes em boa parte do Sudeste e Centro-Oeste, além de parte do Sul do país. Devem ter tempo instável o norte do Paraná, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, e o sul dos estados de Goiás e Mato Grosso. Essas áreas podem ter chuvas que acumulem até 100 milímetros e ventos de até 100 km/h.
No Norte, o destaque fica para as chuvas no Amazonas. No sábado (21) e domingo (22), as chuvas que são recorrentes tendem a se transformar em temporais.
No domingo (22), a chuva perde força no centro-sul. A frente fria avança, causando novas áreas de instabilidade devem no norte do Rio do Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Goiás e Distrito Federal também podem ser atingidos. Com isso, as temperaturas devem ficar mais amenas.
O que esperar do verão 2025
O verão se estende até as 6h02 do dia 20 de março de 2025e, este ano, não deve ser marcada por grandes ondas de calor. Grande parte do Sudeste e Centro-Oeste e algumas áreas do Norte e do Nordeste devem ter chuva volumosa e frequente nos meses de verão.
No Sul, o verão será de chuvas irregulares e espaçadas, com predomínio de tempo seco. Já no Norte, a tendência é uma estação um pouco mais seca do que o normal.
A tendência de um verão com mais nebulosidade e chuva também deve fazer com que o calor fique mais próximo da média em boa parte do país. Isso também deve evitar ondas de calro no Centro-Oeste e Sudeste, como aconteceu nos últimos verões.
A região Sul é praticamente a única que tem a possibilidade de registrar algumas ondas de calor localizadas no verão, com uma sequência mais extensa de marcas acima do normal.
Fonte: ICL Notícias