Lojas online e lojas de rua têm melhor desempenho de vendas no Natal em BH e RMBH
Fecomércio / Divulgação
Sondagem realizada pelo Sindilojas de Belo Horizonte e Região, filiado à Fecomércio MG, em parceria com a Alloshopping, com 82 empresas que representam 499 lojas de 14 segmentos de comércio, apontou o resultado das vendas de Natal de 2024 em comparação com o Natal de 2023. Foram ouvidos empresários de shoppings, de lojas de rua e que realizam vendas online na capital e na região metropolitana entre os dias 25 e 26 de dezembro. Lojas de rua e vendas online se destacaram no Natal deste ano.
Nas lojas de shopping centers, houve aumento das vendas em 34,29%, enquanto 54,29% delas registraram queda. Para 11,42%, dos estabelecimentos, as vendas permaneceram estáveis em relação ao Natal de 2023.
O comércio das lojas de rua teve 39,13% de aumento nas vendas sendo que houve retração para 43,48%. A sondagem indica estabilidade nas vendas para 17,39% das empresas.
As vendas online registraram avanço de 42,86% no Natal e de queda de 21,43%. Um percentual de 35,71% foi de estabilidade para as vendas.
O presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, observa que as vendas do Natal deste ano regrediram um pouco e explica os motivos. “Apesar de Minas estar com o nível ideal de carteiras assinadas, o alto endividamento das pessoas e a maior inadimplência histórica das famílias contribuíram para uma relativa queda nas vendas”.
Nadim Donato pontua que a Black Friday acaba antecipando as compras e isso tem reflexo nas vendas do Natal. Por outro lado, o presidente destaca que as vendas online vêm se consolidando como tendência positiva das vendas. “Nós entendemos que as PME dos segmentos de comércio e serviços estão se adaptando melhor às vendas online, principalmente por aplicativos de WhatsApp e Instagram”, conclui.
Os segmentos de bens pesquisados foram: vestuário masculino, feminino e infantil, livrarias e papelaria, óticas, joias e semijoias, perfumaria e cosméticos, artigos esportivos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, calçados, bolsas e acessórios, brinquedos e games, cama, mesa e banho, móveis, colchões e decoração, alimentação e cafés, variedades e serviços.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.