Sobe para 25 o número de mortos em decorrência das chuvas em Minas
O número de mortes em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais subiu para 25, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual nesta terça-feira (14). O último óbito ocorreu em Glaucilândia, no Norte de Minas.
A vítima, um homem de 30 anos, morreu na tarde de domingo (12) ao tentar atravessar de carro uma ponte sobre o Rio Verde Grande durante um intenso temporal. De acordo com a Defesa Civil, havia sinalização no local alertando sobre o perigo da travessia. No entanto, o veículo foi arrastado pela forte correnteza e o homem ficou submerso. O corpo da vítima foi localizado pelos bombeiros na manhã de segunda-feira (13).
No Vale do Aço, 11 mortes foram registradas neste período chuvoso. Foram 10 óbitos em Ipatinga e uma em Santana do Paraíso. Todas no domingo (12). Desde novembro do ano passado já são 25 óbitos. Na comparação com o último período chuvoso – fim de 2023 e início de 2024 -, o número já é quase cinco vezes maior, quando cinco vidas foram perdidas. Além das tragédias, mais de 1,7 mil pessoas estão fora de casa. Há previsão de mais precipitações para os próximos dias.
Dentre as últimas vítimas no Vale do Aço estão duas crianças, além de cinco pessoas da mesma família. As mortes ocorreram após desabamentos de residências na cidade. A cidade registrou volume excepcional de chuva em um curto período de tempo, o que causou diversos problemas.
O primeiro óbito em decorrência das chuvas foi registrado em 24 de novembro, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A influenciadora digital Jhei Soares Martins, de 28 anos, foi arrastada por uma forte enxurrada na avenida Rondon Pacheco. Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram o desespero da jovem e do marido ao serem surpreendidos pela força da água.
Além de Ipatinga, Santana do Paraíso e Uberlândia, também registraram mortes Ipanema, Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Raul Soares, Nepomuceno, Capinópolis, Alterosa e Carangola.
Fora de casa
Até o momento, 58 cidades mineiras estão em situação de emergência ou mesmo calamidade pública devido aos temporais.
Conforme o balanço da Defesa Civil Estadual são 3.210 desalojados (estão na casa de parentes ou amigos) e 343 desabrigados (em abrigos públicos).
Veja as cidades com mortes em decorrência das chuvas em Minas
- Uberlândia 1 morte
- Ipanema 3 mortes
- Maripá de Minas 1 morte
- Coronel Pacheco 1 morte
- Raul Soares 2 mortes
- Nepomuceno 1 morte
- Capinópolis 1 morte
- Alterosa 1 morte
- Carangola 1 morte
- Tombos 1 morte
- Ipatinga 10 mortes
- Santana do Paraíso 1 morte
- Glaucilândia 1 morte
Fonte: Hoje em Dia