Chuva se intensifica no Sudeste e Centro-Oeste e diminui no Nordeste
As chuvas fortes que causaram alagamentos em vários estados do Nordeste começam a diminuir de volume na quinta-feira (16). As pancadas ainda devem ser intensas no oeste da Bahia, parte do Ceará, Piauí e Maranhão. No Sudeste e no Centro-Oeste, o volume de chuva aumenta.
Os estados de São Paulo e Minas Gerais devem ter temporais isolados. No Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal haverá chuva intensa, sobretudo de tarde e de noite, pelos próximos dias.
No Sul, que passa por uma onda de calor, pode chover, mas de forma mais isolada, podendo também ser forte. Áreas a oeste do Rio Grande do Sul e sul de Mato Grosso do Sul podem registrar temperaturas acima dos 40°C que devem durar até o fim da semana.
Apesar da previsão de diminuição do volume, chuvas intensas ainda estão previstas para pelo menos 15 estados: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal.
Temporais e chuvas intensas causaram alagamentos e deslizamentos de terra em Sergipe (Fot: Governo de Sergipe)
Chuva forte causa alagamentos em MG e SE
Os temporais vem atingindo de forma intensa regiões do país. Em Minas Gerais, ao menos 26 pessoas morreram com as chuvas e mais de 50 cidades estão em situação de emergência por causa dos alagamentos.
No Sergipe, três pessoas morreram e a água derrubou uma ponte no estado. O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), que monitora os riscos de desastres no país, tem alertas de nível alto para o Maranhão, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
Fonte: ICL Notícias