Governo de Minas confirma a primeira morte por malária no estado em 2025
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta quinta-feira (16) a primeira morte por malária no estado em 2025. Segundo informações da pasta, a vítima é um homem angolano, de 50 anos, que estava internado em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba.
A vítima morreu na última terça (14) no Hospital Regional Antônio Dias. A Secretaria de Saúde ressalta que Angola, na África, é um país endêmico da doença. No entanto, ainda não há informações do local onde o homem foi infectado.
A pasta informa que acompanha o caso por meio da Unidade Regional de Saúde de Patos de Minas. “A investigação epidemiológica e ações de prevenção e controle estão sendo realizadas pelo município de Presidente Olegário, onde o paciente estava hospedado e recebeu o primeiro atendimento, e pelo Hospital Regional de Patos de Minas”, disse em nota.
MG registrou 42 casos da doença em 2024
A morte registrada em Patos de Minas é referente ao primeiro caso da doença em Minas neste ano. Em 2024, o estado registrou 42 infectados, sendo 20 apenas em Belo Horizonte. Porém, no ano passado, não houve mortes.
Veja as cidades que tiveram casos de malária em 2024:
- Belo Horizonte: 20
- Congonhas: 1
- Contagem: 2
- Divinópolis: 1
- Extrema: 2
- Governador Valadares: 1
- Ipatinga: 2
- Jacutinga: 1
- Juiz de Fora: 1
- Malacacheta: 1
- Monte Alegre de Minas: 1
- Montes Claros: 1
- Patos de Minas: 1
- Ribeirão das Neves: 1
- Teófilo Otoni: 1
- Três Pontas: 1
- Uberaba: 3
- Uberlândia: 1
Como a malária é transmitida?
De acordo com o Ministério da Saúde, a malária é transmitida através da picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles infectada por uma ou mais espécies de protozoário do gênero Plasmodium. O mosquito também é conhecido como carapanã, muriçoca, sovela, mosquito-prego e bicuda.
A malária não tem transmissão direta, ou seja, de uma pessoa para outra. A doença também não pode ser transmitida pela água. A malária na forma grave pode causar convulsões, alteração de consciência e hemorragias.
Fonte: Itatiaia