Verão extremo: calor segue forte em nove estados do Brasil
Com recordes de temperatura no Rio e em São Paulo, a onda de calor que atinge nove estados e o Distrito Federal deve registrar temperaturas muito acima da média nas seguinte áreas do Brasil: norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Bahia e extremo sul do Piauí. Essa onda de calor, a terceira de 2025, deve durar até a segunda-feira (24).
De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), clima continuará quente em várias áreas do Sudeste do país, em especial no estado de São Paulo, Minas Gerais; no sul do Espírito Santo e no nordeste do Paraná, além do Rio de Janeiro.
A chegada de uma frente-fria no litoral do Sudeste na quarta-feira (19) pouco altera o calorão, porque um bloqueio atmosférico, ou seja um zona onde a pressão do ar está mais alta do que o seu redor, impede a entrada da frente fria.
Vendedor de picolé procura sombra para se hidratar no Rio de Janeiro, onde os termômetros chegaram a 44 °C (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Recordes: Rio, 44 °C; São Paulo, 40 °C
Na segunda-feira (17), o Rio registrou 44 °C, a mais alta registrada pelo Sistema Alerta Rio desde 2014. A mínima foi de 21,6 °C. Na terça-feira (18), o céu terá nebulosidade variada e não há previsão de chuva. As temperaturas estarão elevadas e podem ultrapassar os 40 °C. Os ventos estarão predominantemente moderados no período da tarde.
Para quarta-feira (19) e quinta-feira (20), o céu segue com nebulosidade variada, predominantemente nublado. A cidade continua sem previsão de chuva e as temperaturas devem ter pequeno declínio, mas permanecem altas.
Procurar locais mais arborizados e com sombra são alternativas para escapar do calor (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
O estado de São Paulo registrou temperaturas acima de 40 °C na segunda-feira (17). As temperaturas mais altas foram registradas no litoral e no Vale do Ribeira: 40,2 °C em Iguape; 40,1 °C em Registro e 40 °C em Santos.
Na cidade de São Paulo, termômetros de rua marcavam temperaturas acima de 40 °C na Zona Oeste da capital paulista, onde as tendas de atendimento da prefeitura registraram cerca de 200 mil atendimentos desde a última quinta-feira (13). A temperatura na casa de 38 °C deve permanecer em diversas regiões do estado, pelo menos até a quarta-feira, com previsão de chuvas já a partir de amanhã (18).
Onda de calor: temperaturas máximas
De acordo com o Inmet, as maiores máximas nesta terça (18) devem ser registradas nas seguintes capitais atingidas pela onda de calor:
- Rio de Janeiro: máxima de 42 °C.
- São Paulo: máxima de 35 °C.
- Campo Grande: máxima de 35 °C.
- Vitória: máxima de 34 °C.
- Belo Horizonte: máxima de 34 °C.
- Cuiabá: máxima de 33 °C.
- Goiânia: máxima de 33 °C.
Temporais no Sul e no Norte
Para a região Sul, estão previstas chuvas mais intensas, acompanhadas de rajadas de vento, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Isso acontece por conta da frente fria que não está conseguindo subir para o Sudeste, em virtude do bloqueio atmosférico que está no local.
Há previsão de temporais no Ceará, Norte do Piauí, Norte do Maranhão, Norte do Pará e Amapá. Nessa área tem a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é um corredor de umidade perto da linha do Equador e que no verão se aproxima mais da América do Sul.
Fonte: ICL Notícias