• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Dia Mundial do Rim: xixi escuro e espuma podem indicar problemas, diz nefrologista

Redação13 de março de 20253min0
67856456353476
O médico Marcus Lasmar revela como cuidar da saúde do órgão

O Dia Mundial do Rim, data dedicada a conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças renais, é celebrado nesta quinta-feira (13). Para falar sobre os cuidados e os sinais de algo não vai bem com o órgão, o Rádio Vivo recebeu o médico Marcus Lasmar, coordenador do serviço de nefrologia da Rede Mater Dei de Saúde.

De acordo com o médico, a população deve se atentar a dois principais sinais: urina escura e com espuma. Lasmar explica que a primeira é um indicativo de que o paciente está bebendo menos água do que o necessário. O nefrologista reforça que o ser humano deve beber de 1,5 a 2 litros de água por dia.

“O nosso xixi é um amarelo claro. Se você está tomando muita água, ele vai ficar igual a cor de água (transparente). Se você está tomando pouca água, ele vai escurecendo e fica aquele amarelo escuro”, disse.

Já a urina com espuma pode ser um sinal de que o paciente está perdendo proteína pelo xixi. “Também é importante observar a espuma. É como se fosse aquela espuma de um detergente. Então, se você percebe que sua urina está espumosa, é importante fazer um exame de urina e fazer um de creatinina para detectar se você perde proteína pela urina”, orienta Lasmar.

O nefrologista explica que a creatinina é um marcador da função do rim. Para não sobrecarregar o órgão, o médico faz uma observação para quem costuma suplementar proteínas, prática que está cada vez mais comum entre quem faz academia e outras atividades físicas.

“Hoje em dia, a gente vê um uso abusivo de suplementos. É importante você fazer exames de cretinina e urina antes de fazer uma suplementação proteica. Isso porque se você já tem uma doença no rim e fizer a suplementação, você pode acelerar essa doença renal”, alerta Lasmar.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *