• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Por que precisamos pagar Imposto de Renda e fazer declaração todo ano?

Redação21 de março de 20253min0
imposto-328bb2f4d1110d
A Declaração de Imposto de Renda é obrigatória para todos os cidadãos que receberam acima do teto de rendimentos tributáveis

A Receita Federal já começou a receber as declarações de Imposto de Renda de 2025. Até 30 de maio, mais de 46 milhões de contribuintes devem enviar os dados e evitar cair na malha fina. Essa é uma obrigação anual de todos os cidadãos que receberam acima do teto de rendimentos tributáveis no ano anterior. Mas por que é preciso pagar Imposto de Renda e declarar os valores recebidos anualmente?

De acordo com a Receita Federal, os valores arrecadados com o imposto de renda contribuem para o desenvolvimento do país, financiando a saúde, educação, segurança e inúmeros serviços públicos prestados. A origem do imposto é social e tem uma ideia de que as contribuições para o governo precisam ser proporcionais aos ganhos de cada cidadão. Isso significa que quem ganha mais deve contribuir mais.

Segundo publicação da Serasa, desde 1979 o Imposto de Renda é uma das maiores fontes de receita do Governo Federal. De acordo com o Ministério da Fazenda, Considerando dados referentes à arrecadação de receitas administradas pela Receita Federal, exclusivamente, o recolhimento de 2024 somou R$ 2,524 trilhões.

Mas por que precisamos declarar renda e bens todo ano?

Além de uma parte da renda mensal ser direcionada diretamente à Receita Federal, declarar os valores recebidos durante o ano e os bens de propriedade de cada contribuinte também é uma obrigação para mais de 46 milhões de pessoas. E essa declaração nada mais é que uma forma de o governo saber se o contribuinte está pagando mais ou menos imposto do que deveria. É por isso que, ao fazer a declaração, alguns contribuintes precisam pagar mais imposto e outros recebem a famosa restituição.

Imposto de Renda 2025

Neste ano, os contribuintes devem fazer a Declaração de Imposto de Renda de 17 de março a 30 de maio de 2025. A Receita Federal espera o envio de mais de 46 milhões de declarações até o fim do prazo. As declarações pré-preenchidas serão disponibilizadas a partir de 1º de abril.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *