Especialista explica a importância da prevenção do câncer de colo do útero
O câncer de colo do útero é perigoso principalmente devido à falta de sintomas nos estágios iniciais. ‘O útero é um órgão muito pouco inervado, então não sente dor, não sente sintoma algum. Quando a gente descobre em estágios muito avançados, ele já invadiu, já feriu, já necrosou o útero’, explica a especialista em Tocoginecologia Jussara Sobrinho.
Março Lilás – Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de colo de útero
A campanha de conscientização se estende até setembro, visando informar a população sobre a necessidade da prevenção. O objetivo é ‘alavancar a campanha, colher e informar que é preciso fazer a prevenção de câncer, pelo menos anual’, ressalta a Dra. Sobrinho.
A médica da campanha inclusive incentivou mulheres que não possuem convênio ou condições de pagar por atendimento particular a buscarem os postos de saúde e insistirem em seus direitos, mostrando a importância dos serviços de saúde pública com qualidade. ‘Deve ir ao posto de saúde, deve insistir, cobrar da Secretaria de Saúde, cobrar da prefeitura para fazer a consulta e os exames’, afirma Sobrinho.
Desafios no sistema público
A especialista aponta, no entanto, desafios no sistema público de saúde, como a demora na entrega de resultados de exames. Ela conta que muitas mulheres não têm informação adequada sobre a importância do acompanhamento e do retorno para buscar os resultados.
É necessário conversar, conseguir falar com essas mulheres para elas voltarem ao posto, pegar o exame, levar o tratamento adiante, conversar, pedir informação’, explica a médica, destacando que essas ações podem melhorar significativamente o cenário atual.
Fonte: Itatiaia